TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinaridade

Seminário: Interdisciplinaridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Seminário  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade é uma forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas do conhecimento, é uma das propostas apresentadas pelos PSN’S que contribui para o aprendizado do aluno. Apesar disso, estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.

É possível a globalização das disciplinas que são aparentemente distintas. Essa globalização é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber critico – reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo ensino – aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas.

“Em defesa de uma educação que compreenda o individuo na totalidade, Delors apresenta um modelo fundamentado no desenvolvimento de atividades fundamentais:

• aprender a conhecer, que revela o processo de abertura para o conhecimento em múltiplas dimensões;

• aprender a fazer, que pretende despertar para a ousadia, coragem de correr riscos e de considerar o erro como parte de conhecimento;

• aprender a conviver, que desperta para a necessidade de compreensão do outro, de respeito ao pluralismo e da habilidade para gerar conflitos na realização de projetos comuns; e, finalmente;

• aprender a ser, visto, talvez, como os mais importante, por explicitar ai a necessária autonomia, discernimento e responsabilidade social como cidadão no mundo.”

BRANDÃO, Carlos da F. (org); PASCHOAL, Jaqueline D.. Ensino Fundamental de nove anos: teoria e pratica na sala de aula. São Paulo: Avercamp, 2009 (Capítulo III, página 54)

“Todas as dinâmicas tem como fundamento as seguintes palavras chave: observar, ouvir, falar, experimentar, concentrar – se e aprender.”

BRANDÃO, Carlos da F. (org); PASCHOAL, Jaqueline D.. Ensino Fundamental de nove anos: teoria e pratica na sala de aula. São Paulo: Avercamp, 2009 (Capítulo III, página 55)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com