TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intermodais

Projeto de pesquisa: Intermodais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.553 Palavras (15 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Intermodais

ATPS

Amanda Varoto R.A: 4300074301

Daniele C. S. Corrêa R.A: 1299929479

Isabela Almeida Estevam R.A: 4300090857

Graciele Dias Fatinansi R.A: 4929930680

Rodrigo Aparecido Mendes R.A: 1299929842

CAMPINAS / SP

MAIO /2013

UNIVERSIDADE UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Amanda Varoto R.A: 4300074301

Daniele C. S. Corrêa R.A: 1299929479

Isabela Almeida Estevam R.A: 4300090857

Graciele Dias Fatinansi R.A: 4929930680

Rodrigo Aparecido Mendes R.A: 1299929842

Professor tutor presencial: Cesar

Professor tutor à distância: Marco Maia

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Intermodais para a obtenção de nota, sob orientação do Prof. Tutor EAD Marcos Maia.

CAMPINAS / SP

2013

Sumário

Introdução.............................................................................................................04

Texto ....................................................................................................................05

Evolução dos transportes.....................................................................................06

Etapa02 ...............................................................................................................07

Etapa03 - Intermodais........................................................................................10

Bibliografia........................................................................................................15

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho temos como finalidade estudar e mostrar sobre a evolução do transporte em geral, dos tempos mais antigos até nos dias atuais. Vamos falar sobre a infra-estrutura da logística no Brasil, nos diferentes modais de transportes e quais gargalos tem afetado o funcionamento da logística brasileira, e qual é a importância dela para o país se tornar competitivo nos mercados mundiais.

A era de cavalos e carroças ficou para trás e deu lugar a veículos movidos a motor graças ao surgimento dos combustíveis derivados do petróleo. Nos últimos anos os meios de transportes evoluíram muito principalmente depois da primeira evolução industrial, dai em diante que foram aparecendo os automóveis e diversos meios de transportes. Uma vantagem de ter vivido naquela época era a tranqüilidade, comparando com o transito, o caos e a poluição de hoje.

Hoje em dia os meios de transportes são indispensáveis em nossas vidas, imagine como seria sem eles, pois eles são responsáveis pelo nosso deslocamento na nossa correria no dia a dia. Se formos comparar a mudança nos meios de transportes antigos com os de hoje, podemos sem duvidas afirmar que houve uma mudança drástica, hoje os meios de transportes são de todos os tipos e muito sofisticados, com muita tecnologia. Infelizmente nem todos os lugares possuem a infra-estrutura adequada para tais meios, isso que enfatizaremos nesse trabalho, pois a logística é um setor rico e deve ser aperfeiçoado, sendo que ela depende destes modais de transportes.

TEXTO

O desenvolvimento do setor de transporte é responsável por grandes mudanças na história da humanidade. Juntamente com a descoberta do fogo, a criação da roda foi determinante na formação das sociedades e no desenvolvimento de tecnologias.

Com a possibilidade de carregar grandes quantidades de alimento, o homem ganhou mobilidade e ampliou suas possibilidades de interação. A partir daí, o transporte de pessoas e de mercadorias ganhou força e se estendeu não só pelo modal rodoviário, mas também pelo ferroviário, hidroviário e aeroviário.

Vamos começar falando sobre a origem da roda que é o principio de tudo.

As primeiras rodas eram simples discos de madeira com um buraco central para inserir um eixo. Ela facilitou enormemente o transporte dos fardos pesados e desta forma permitiu o aumento da atividade econômica. Segundo estudos da arqueologia, a roda teria surgido na Suméria, por volta do quinto milênio a.c, na Mesopotâmia. Vejamos dois exemplos de técnicas pré-históricas:

● Trenó, feito com pele de animal ou casca de árvore, foi uma das primeiras soluções que o homem pré-histórico criou para o transporte de cargas. Sua forma plana permitia o arrasto de objetos não somente na neve, mas também sobre o capim e os charcos semi-alagados.

● Além das mercadorias, a canoas possibilitou a difusão da cultura e da civilização em toda região do Pacífico, onde os territórios não são contíguos, por ser em sua maioria compostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com