TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intermodais

Artigos Científicos: Intermodais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.999 Palavras (12 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Intermodais

Intermodais

Relatório apresentado, como exigência parcial para a obtenção do grau de Tecnólogo em Logística, na Faculdade , sob a orientação do(a) prof. ou profa. título (Dr, Ms, Esp). nome completo do professor orientado

2014

Planejamento, Programação e Controle da Produção

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem apresentado como exigência parcial para a obtenção do grau de Tecnólogo em Logística da Faculdade .

Aprovado em 18 de dezembro de 2014.

________________________________

Prof. ou Profa. Título (Dr, Ms, Esp) Nome do orientador(a)

Nome da Instituição

Orientador(a)

________________________________

Prof. ou Profa. Título (Dr, Ms, Esp) Nome do coordenador(a)

Nome da Instituição

Coordenador(a) do Curso de Logística

2014

RESUMO

Este trabalho apresenta um Relatório Técnico-científico a partir da análise da infraestrutura logística do Brasil, descrevendo a situação atual e os principais “gargalos” existentes nos diversos modais de transporte além de promover aos alunos envolvidos e os demais da Instituição um olhar mais crítico e aperfeiçoado sobre a infraestrutura logística como fator imprescindível para tornar o país competitivo nos mercados mundiais, buscando estudá-lo, compreende-la e melhorar, suas atitudes sobre o tema em questão.

Palavras-chave: Relatório Técnico-científico. Planejamento, Programação e Administração.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................06

DESENVOLVIMENTO................................................................................................07

METODOLOGIA.........................................................................................................09

CONCLUSÃO.............................................................................................................15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................16

ÍNDICE DE IMAGENS

Imagem 1. Imagem representativa do modal marítimo........................................................07

Imagem 2. Imagem representativa do modal rodoviário......................................................09

Imagem 3. Intermodais de transporte...................................................................................12

INTRODUÇÃO

Com o aumento de demanda por determinados produtos e processos, cria-se a necessidade das empresas concessionárias de transporte melhorarem, expandirem-se, mas para isso não dependem somente de espaço físico, ou seja, não significa necessariamente que expandindo sua malha resolveria o problema.

Às vezes o problema está na administração incorreta da infraestrutura dos diversos sistemas de transportes buscando uma alternativa de melhora continuada e que acarretaria a tantas outras melhorias de processos, como o problema de más condições da estrutura física e burocrática que se solucionadas acarretariam numa melhora nos setores seguintes da produção.

DESENVOLVIMENTO

A melhoria da qualidade da infraestrutura logística no País requer, porém, uma visão mais abrangente da logística de transportes. É preciso pensar no curto, médio e longo prazos. Isso envolve planejar para enfrentar os desafios que nos propomos como País. Sabe-se que, para potencializar o desempenho dos modais de transporte e, ainda, para que a economia do País possa crescer em ritmo mais acelerado e eficiente, são necessárias a adequação e a ampliação da infraestrutura atual, com aplicação de recursos financeiros na execução de projetos urgentes para o Brasil.

O transporte marítimo no Brasil é um importante recurso para enriquecimento do país, sendo um dos principais distribuidores de matéria prima do mundo. Para que haja maior desempenho e eficiência é preciso modernizar a infraestrutura portuária, aumentando a competitividade no mercado internacional.

O transporte marítimo tem como vantagem o baixo custo de longas distâncias em relação a grandes cargas, além de ser pouco prejudicial ao meio ambiente (quando comparado com os outros meios de transporte).

Imagem 1. Imagem representativa do modal marítimo

Segundo a CNT, atualmente o Sistema Portuário Brasileiro é constituído por 34 portos públicos, sendo que 16 deles são administrados por governos estaduais ou municipais, e 18 são redigidos pelas Companhias Docas.

Para que a modernização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com