TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internamente o código de ética

Artigo: Internamente o código de ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Artigo  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Chegamos à conclusão de que ética significa costumes, caráter do sujeito, maneira habitual de ser e agir. A ética libera-nos a escolher entre o bem e o mal, o justo e o injusto, ou seja, a ética é o fruto da ação da vontade humana de visar o bem, ela nos leva a compreender que não somos seres isolados, individualistas ou egoístas, ao contrario, nos constituímos como sujeitos a partir da relação com o outro, necessitamos de relacionamentos para nos desenvolvemos, dessa forma ética diz respeito à uma reflexão sobre a melhor maneira de se viver uma vida boa, justa e feliz.

Segundo o texto ( Da ética Aristotélica para a ética da sociedade brasileira atual; Adriano Rodrigues Ferreira ) e a filosofia de Aristóteles a felicidade só pode ser alcançada com a vida virtuosa (pratica), e ser virtuoso é ser prudente (meio termo), ou seja, ser capaz de refletir racionalmente a respeito de suas ações e consequências, sabendo escolher a justa medida.

Baseando- se nesta conclusão e nos conceitos profissionais e empresariais, debatemos que atualmente o Brasil esta longe dos comportamentos éticos e morais das suas leis vigentes.

Entendemos que nossa política esta deturpada, onde os criadores de nossas leis são os primeiros a não cumpri-las. Devido a este exemplo de administração e competência, a sociedade e as empresas também tem dado o seu “jeitinho Brasileiro” em suas relações trabalhistas.

Em debate com o grupo concluímos que muitas das vezes as empresas não respeitam o código de ética estabelecido na relação de interesses com seus clientes, com seus fornecedores e concorrentes e até mesmo com os próprios colaboradores.

Internamente o código de ética estabelecido pelas organizações empresariais não são respeitados, falta a privacidade interna via assuntos particulares de interesses da empresa ( suas formulações, seus documentos e etc.) ou até mesmo do colaborador ( e-mails, telefonemas e etc. )

Nas avaliações de desempenho nota-se que muitas das vezes também a ética não é respeitada, não recebe a promoção àquele que trabalha de forma empenhada e com responsabilidade e sim aquele que tem uma aparência melhor, não é responsável e empenhado em suas atividades ou tem um vinculo de amizade maior com seu superior, enfim isso é antiético.

Nossa sociedade viveria de forma feliz e livre se conseguíssemos como exemplo a partir de cada um de nós nos reeducarmos eticamente, desta forma nossos cidadãos seriam pessoas melhores, não pensariam somente em si mesmos, haveria respeito aos valores culturais, morais, cívicos e humanos, onde não cresceria o oportunismo, mas sim a nossa integridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com