TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interrogação consistente da metodologia

Resenha: Interrogação consistente da metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

as atividades experimentais propostas (Laboratório de Física – Ensino Básico) surgem como resultado das reflexões e alternativas encontradas para superar dificuldades enfrentadas no ensino de Física, ao buscar constantemente melhoria no processo ensino-aprendizagem desta ciência, durante trinta anos de minha atuação como professor de Ciências e de Física.

Inicialmente a falta de recursos materiais indispensáveis a este fim era superada pela montagem de aparelhos simples por mim e meus alunos, através de trabalhos propostos a eles e desenvolvidos paralelamente ao curso ministrado, ou pela utilização de materiais improvisados que pudessem evidenciar os fenômenos físicos em questão.

O questionamento sucessivo da metodologia que empregava levou-me à busca de uma proposta pedagógica coerente com os recursos disponíveis e com o quadro sócio-econômico e cultural dos alunos. Tentava, assim, estabelecer um processo sólido e dinâmico de ensino de Física, em que o aprendiz alcançasse a compreensão das leis físicas e do universo através destas, além de poder avaliar o quanto o conhecimento científico vem propiciando ao homem mudanças no seu universo.

Ensino Interativo de Física surge da certeza de que a abordagem experimental da Física, de forma interativa, é um caminho seguro para conduzir uma aprendizagem crítica e consistente desta matéria. A proposta é que este livro sirva de apoio ao professor que ensina Física no ensino médio. Nele o professor encontrará sugestões de atividades experimentais para serem conduzidas de forma interativa, onde ele fará a escolha delas e proporá a seqüência que julgar mais conveniente para o curso que pretenda desenvolver com seus alunos. É aconselhável que essas atividades sejam empregadas como ponto de partida para o assunto escolhido.

O equipamento pedagógico empregado para as atividades experimental propostas foi organizado em um estojo transportável e elaborado de forma a permitir seu uso na própria sala de aula, em demonstrações para toda a classe. Evidentemente que o professor poderá valer-se de outros equipamentos caso não disponha deste. Com este mesmo estojo de equipamentos pode-se equipar o laboratório da escola e usá-lo em grupos de até seis alunos; para isto for

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com