TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao A Segurança Publica

Trabalho Universitário: Introduçao A Segurança Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Introdução à Segurança Pública

Curso: Tecnólogo em Serviço Penal

Professor: Fabrício Berto da Silveira

Nome do aluno: TIAGO ANAGIBE GUINALIA

Data: 27/02/2014 nota: 9

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Muitos autores afirmam que a polícia moderna surgiu em 1829, com Sir Robert Peel, Primeiro Ministro Inglês, que, à época, criou a Real polícia Metropolitana de Londres, a "Scotland Yard", cuja atuação era baseada em nove princípios.

Leia sobre isso no artigo intitulado: "Magno o nosso Peel", de Júlio César Costa, disponível em: http://www2.forumseguranca.org.br/node/22232. Depois da leitura organize um texto argumentativo, sobre a aplicação, na atividade policial brasileira da atualidade, de, pelo menos, quatro dos princípios instituídos por Robert Peel.

Atenção: Seu texto deve ter em torno de 20 linhas. A fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. A questão tem peso 4,0, sendo um ponto para cada princípio argumentado.

2. Quando o assunto é Segurança Pública, dois termos muito comuns são: "repressão" e "prevenção". O material didático desta disciplina orienta que "reprimir" é "reagir contra uma conduta que tenha ocasionado a quebra da ordem pública, com o objetivo de restaurar o estado de normalidade, buscando uma sanção a quem já tenha causado algum tipo de dano a uma vítima". Quanto a "prevenir", nosso material se refere a "manter o estado de normalidade da vida em sociedade".

Leia o texto: "As favelas, as UPPs e a crise de novembro/dezembro: qual crítica?", de Luiz Antonio Machado da Silva, disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/favelalivre/posts/2010/12/21/as-favelas-as-upps-a-crise-de-novembro-dezembro-qual-critica-351159.asp , acessado em 13 de jan.2011. Depois da leitura argumente acerca dos aspectos de "prevenção" e de "repressão" gerados no Complexo das favelas do Alemão, com a ocupação policial.

Atenção: Organize um texto contendo aproximadamente 10 linhas abordando a repressão e a prevenção policial à violência. A fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. A questão tem peso 2,0, sendo um ponto para cada aspecto sugerido.

3. Considerando o que você estudou sobre o "sistema" de Segurança Pública e as suas instâncias formais e informais, faça a leitura da parábola a seguir, disponível em: http://www.possibilidades.com.br/parabolas/cegos_elefante.asp (versão adaptada), e reflita sobre o papel de cada organização da instância formal da Segurança Pública, e que relação pode ser estabelecida com os personagens da parábola.

Organize um texto argumentativo (aprox. 10 linhas) abordando a ideia central apresentada na parábola, porém, comparando-a com o contexto da Segurança Pública. A questão tem peso 2,0.

A Parábola dos Cegos e o Elefante

Certa vez um grupo de cegos foi levado para visitar o Zoológico. Naquele local, tiveram a oportunidade de manter contato com o elefante. No retorno, já no ônibus que os conduziu ao Zoo, os cegos iniciaram uma conversa sobre suas impressões no contato com o elefante. Aquele que havia segurado na tromba comparou o elefante a uma serpente grossa. O que havia pego na cola, discordou e comentou que era comparado a uma serpente, porém fina. O que tocou na barriga, argumentou que era comparável a uma rocha. Já o que segurou na perna, disse que o elefante parecia o tronco de uma árvore. Outro dos cegos, por sua vez, aos gritos, disse que todos estavam delirando, pois o elefante era na verdade um grande morcego, este havia segurado nas orelhas. Quando a discussão rumava para um bate-boca descabido, o guia dos cegos interferiu e sentenciou que todos estavam certos sobre suas percepções e que se as "verdades" de cada um fossem somadas a dos outros, eles teriam a compreensão de como é o elefante!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com