TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Ciencia Da Informação

Tese: Introdução A Ciencia Da Informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Tese  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – NUCSA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA – 1º PERÍODO

INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

PROFESSORA AURINEIDE BRAGA

VANESSA MEDEIROS DE REBÊLO

ARAUJO, Eliany Alvarenga; OLIVEIRA, Marlene de. A produção de conhecimento e a origens das bibliotecas. In: OLIVEIRA, Marlene de (coor.). Ciência d; a Informação e biblioteconomia: Novos conteúdos e espaço de atuação. 2. ed. Belo Horizonte UFMG, 2005. Cap. 5, p. 81-93.

“considera que os profissionais da informação são aqueles que estão ligados profissional e intensivamente a qualquer etapa do ciclo de vida da informação e, portanto, devem ser capazes de operar eficiente e eficazmente tudo o que se refere ao gerenciamento da informação em organização de qualquer tipo ou em unidades especializadas de informação”. (Ponjuan, 2000, p. 83)

Paráfrase: considera que os especialistas da informação são aqueles que estão atentos profissionalmente e de forma intensiva a qualquer mudança da informação e, tenha condições de realizar o resultado desejado a tudo que se refere a administração da informação em organização de qualquer tipo ou local especializado de informação.

“É importante que o profissional busque capacitação contínua, possua senso crítico, seja criativo: ousado, curioso, investigativo, empreendedor, proativo, dinâmico, político, entre outras coisas”. (Lancaster, 1994, p. 85)

Paráfrase: É importante que os especialistas em informação procurem qualificar-se sempre, tenha capacidade de questionar de forma racional, seja criativo: ousado, curioso, investigativo, empreendedor, que busque antecipar futuros problemas, dinâmico, político, entre outras coisas.

“O ensino da área de Biblioteconomia no Brasil se iniciou por volta de 1915 no Rio de Janeiro, na Biblioteca Nacional, e não possuía nenhum tipo de planejamento curricular, tampouco visava atender necessidades que não fossem as da instituição”. (Castro, 2000, p. 86)

Paráfrase: O ensino da área de Biblioteconomia no Brasil começou por volta de 1915 no Rio de Janeiro na Biblioteca Nacional, e não desempenhava planejamento curricular, e muito menos apontava as necessidades que não fossem as do seu interesse.

O profissional da informação tem que acompanhar as mudanças, ser participativo, buscando sempre a qualificação. É necessário estar atualizado, e antecipar-se de futuras ameaças, transformando-as em oportunidades. Evitar retroceder ao século XIX, no qual visava apenas os interesses da própria instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com