TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Estradas

Pesquisas Acadêmicas: Introdução A Estradas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  2.521 Visualizações

Página 1 de 3

Na elaboração de um projeto de construção de estradas costuma-se relacionar os elementos físicos (hidrologia, relevo, topografia, tipo de terreno, etc.) com as características gerais de uma estrada (aceleração, frenagem, segurança, conforto, etc.). Alguns critérios são indispensáveis na modelagem geométrica de uma construção deste tipo, tais como: superelevação, inclinações de rampa, impacto ambiental produzido, volumes de cortes e aterros, raios mínimos de curvas, entre outros, os quais serão utilizados neste trabalho para desenvolver o traçado de uma ligação entre duas rodovias.

Através da necessidade ou conveniência da ligação entre dois locais, nasce uma estrada, e a escolha do traçado desta estrada se torna um problema de engenharia, onde a boa elaboração é de extrema importância para a infraestrutura de transporte de qualquer cidade do mundo.

Para projetar e construir uma estrada é necessária várias definições e execuções a um longo processo. Esse processo visa correlacionar elementos físicos com as características de operação, como aceleração, frenagem, segurança, conforto, entre outros, são chamados de um projeto geométrico de Estrada.

Elaborar um projeto de estradas não é uma tarefa trivial. Os estudos de fatores ambientais, sociais e econômicos são algumas das várias variáveis que devem ser consideradas para projetar as estradas. Estudar o sistema viário existente, posteriormente, estabelecer prioridades de ligação com vista às demandas de tráfego detectadas e projetadas, de acordo com os dados socioeconômicos da região em estudo, são etapas que precisam ser executas na construção das rodovias.

Podem-se listar diversas áreas que envolvem o estudo de uma estrada: Estudos sobre o tráfego, hidrológico, topográfico, geométrico, terraplanagem, geológico e geotécnico, pavimentação, sinalização, impacto ambiental, viabilidade econômica, entre outros.

Dentre estas áreas, destaca-se como ponto importante o estudo do impacto ambiental. Para construir muitas estradas, que cortam zonas com florestas, matas ou simplesmente vegetação local, pode-se acabar destruindo a fauna e flora da região, ou até mesmo interferindo no habitat dos animais. Como o Meio Ambiente está em contínuo desgaste e destruição, a preocupação com esta variável é de extrema importância no projeto de estradas.

Merece destaque a geometria da estrada, pois numa pista com um bom traçado, sem muitas curvas e com poucas subidas, os motoristas têm melhores condições de condução dos veículos, já que reduzirão menos a velocidade nas curvas e não precisarão ficar trocando muito a marcha, amenizando os problemas com veículos pesados em subidas.

Os critérios para o projeto geométrico de estradas baseiam-se em princípios de geometria, de física e nas características de operação dos veículos. Incluem não somente cálculos teóricos, mas também resultados empíricos deduzidos de numerosas observações e análises do comportamento dos motoristas, reações humanas, capacidades das estradas já existentes, entre outras. A construção de uma estrada deve ser tecnicamente possível, economicamente viável e socialmente abrangente.

Em todo projeto de engenharia, e em particular nos projetos de estradas, pode-se em geral, optar entre diversas soluções. É decisivo para a escolha da solução final o critério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com