TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Microeconomia

Casos: Introdução A Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 7

OBJETIVO

Fortalecer a compreensão sobre Microeconomia. O modo como a oferta e a demanda se relacionam determina o preço dos bens e serviços, emitindo os “sinais” para a alocação dos recursos escassos da economia.

ORIENTAÇÃO

Utilizar a biblioteca virtual, responda o questionário solicitado, não se esqueça de incluir as perguntas e respostas. O portfólio deve ser realizado individual.

ATIVIDADE PROPOSTA

Caro Aluno faça a leitura do livro:

Princípios de Economia – Francisco Mochon - Editora Pearson, 2007.

1 – Capítulo 1, Oferta, demanda e mercado: aplicações; páginas 16 a 33.

2 – Resolva as questões: 1, 2, 3, 8 e 9 da página 34.

CONCLUSÃO / PARECER

Faça uma análise, como a empresa que você trabalha/trabalhou ou existente, utiliza esses conhecimentos obtidos

Neste portfólio sobre oferta e demanda. Essa análise deve ser feita de 15 a 30 linhas.

Questionário:

1-Defina mercado.

Podemos definir mercado, como uma instituição social, como diz o texto.

Mas quero explicar de forma simples, e não tão técnica como expressada no livro proposto.

Mercado é o local onde se encontram quem quer comprar e quem quer vender e que, através de um processo de negociação, determinam o preço e a quantidade do bem a ser transaccionado/trocado entre ambos. Se o bem a ser transaccionado são camisas, então temos o mercado das camisas. Se os intervenientes nesse mercado forem os trabalhadores que querem vender o seu trabalho e as empresas que o querem adquirir, então temos o mercado de trabalho e o preço a ser determinado é o salário.Em qualquer mercado uma das variáveis chave é o preço, o qual mede o valor do bem em termos monetários. Funcionam como indicadores quer para os compradores, quer para os vendedores: se os consumidores querem mais de um bem, o seu preço aumenta; este aumento cria um incentivo a quem quer vender para que aumenta a sua oferta. Desta forma será restabelecido um equilíbrio de mercado. Por outro lado, se a procura de determinado bem diminui, os vendedores têm incentivos a reduzir os preços afim de reduzir os seus stocks; desta forma, com preços mais baixos, mais compradores procurarão o bem. Novamente é assim restabelecido o equilíbrio de mercado. Em suma, os preços coordenam as decisões de quem quer vender e de quem quer comprar. Uma subida dos preços contribui para a redução da procura dirigida ao bem em causa; por outro lado constitui um incentivo para que os vendedores desejem vender mais. Pelo contrário, uma descida dos preços leva a um aumento das intenções de compra e em simultâneo a uma redução das intenções de compra.

2- De que fatores dependem a demanda de um bem?

O preço sem dúvida alguma é o fator predominante, pelo menos no meu ponto de vista.

A renda dos consumidores, as preferências de produtos e os hábitos de consumo que mudam esporadicamente.

A demanda de um bem ou serviço é influenciada pelos preços de outros bens e serviços quando há uma relação direta entre preço de um bem e quantidade de outro, coeteris paribus (bens sucedâneos). Por exemplo, um aumento no preço da carne deve elevar a demanda de peixe, tudo o mais constante. Quanto há uma relação inversa entre o preço de um bem e a demanda de outro eles são chamados de bens complementares — quantidade de automóveis preços da gasolina quantidade de camisas sociais e preço das gravatas e assim sucessivamente.

Além das varáveis anteriores que se aplicam ao estudo da procura pela maior parte dos bens, alguns produtos são afetados por fatores mais específicos como efeitos sazonais e localização do consumidor, fatores mais gerais, como condições de crédito, perspectiva da economia, enfim.

3- Qual é a diferença entre os seguintes conceitos: demanda, quantidade de demanda, lei da demanda, função da demanda, curva de demanda e lei da demanda?

Demanda - podemos definir como uma quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.

Quantidade de demanda- A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.

A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

Função da demanda - Representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade procurada desse mesmo bem. À representação gráfica da função procura é dada a designação de curva da procura. Geralmente, verifica-se uma relação negativa entre a quantidade procurada e o preço do bem, de onde resulta uma curva da procura negativa, o que significa que quanto mais elevado é o preço do bem, mais baixa será a quantidade procurada e vice-versa.

Curva de demanda- A curva de demanda é negativamente inclinada, visto que um aumento no preço leva a uma redução da quantidade demandada de um determinado bem.

Se formos comparar a curva de oferta que é positivamente inclinada: os produtores ofertam no mercado cada vez mais produtos quanto maior for o preço. Igualando as duas curvas, encontrar-se-á um ponto, que equilibra o mercado. Para exemplificar, suponha que você receba uma renda mensal fruto de seu trabalho. Suponha, também, que um dos produtos que compõem sua cesta de bens é arroz. Um aumento do preço do arroz (devido, por exemplo, a um período de entressafra) pode fazer com que você consuma bens substitutos (como massa, por exemplo), tendo em vista que seu poder de compra com relação à mercadoria arroz diminuiu.

Lei da demanda- Quando o preço dos tomates sobe, as pessoas comem menos tomates. Quando o preço dos tomates cai, as pessoas comem mais tomates. E o que vale para o mercado de tomates, também vale para outros mercados. A lei da demanda pode ser aplicada ao mercado de bens como os tomates, ou ao mercado de serviços como o paisagismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com