TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Segurança Publica

Pesquisas Acadêmicas: Introdução A Segurança Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 4

1. O início do século XX é o cenário em que impera nas organizações de segurança pública, principalmente nas polícias, o modelo que depois passaria para a história denominado de polícia política (...) a fase denominada de polícia política foi substituída por volta de 1910 pelo que ficou conhecida como fase profissional. Com base nesta afirmação descreva quais as mudanças promovidas pelo período denominado de reforma e em que estas têm influenciado em nossos dias nas ações de segurança pública? (2,0 pontos)

Resposta: Os trabalhos de polícia, neste período, são realizados para manter o político no poder a todo custo, mesmo que para isso fosse necessário se corromper ou deixar de fazer aquilo que, por dever de ofício, deveria ser feito. Além disso, a natural alternância no poder dos dirigentes públicos não permitia uma profissionalização dos policiais, porquanto, quando o dirigente público eleito saia do poder, com ele saia, também, todos os policiais que com ele tinham entrado.

A função segurança era desorganizada, os funcionários eram corruptos e altamente comprometidos com os políticos que os haviam contratado. Já em 1910 existiram duas grandes frentes que foram atacadas para que houvesse a reforma. A primeira resultou numa estruturação organizacional dos órgãos de polícia, orientada pelos princípios da burocracia. A outra grande frente da reforma foi concentrada sobre a capacitação técnico profissional dos agentes de segurança, principalmente no uso do emergente rádio patrulhamento motorizado, como nova tecnologia de policiamento. Hoje a policia continua com uma estrutura organizada, com capacitação profissional, plano de carreira tanto por merecimento quanto por antiguidade, com hierarquias, também com capacitação técnica-profissional de emergente radio patrulhamento motorizado aplicado ate os dias atuais.

2. O que é ordem pública? Descreva alguns mecanismos e órgãos responsáveis à manutenção da ordem destacando uma ação efetiva nesta área. (2,0 pontos)

Resposta: Ordem Pública é a situação e o estado de legalidade normal, em que as autoridades exercem suas precípuas atribuições e os cidadãos as respeitam e atacam. Constituem-se assim pelas condições mínimas necessárias a uma conveniente vida social, a saber: segurança publica, salubridade publica e tranquilidade publica. Materializa-se pelo convívio social pacifico e harmônico pautado pelo interesse publico, pela estabilidade das instituições e pela observância dos direitos individuais e coletivos.

Dentre esses organismos, destacam - se: a Fundação das polícias, Associação dos xerifes nacionais, Associação internacional de chefes de polícia.

3. Destaque as escolas de polícia e comente uma delas descrevendo uma situação que possa exemplificá-la. (2,0 pontos)

Resposta:

- Escola Anglo-saxônica

- Escola Oriental: a escola de polícia oriental enfatiza as ações dos órgãos de segurança pública orientados para o serviço à comunidade. A polícia faz parte da vida diária da comunidade, existindo uma interação: polícia e comunidade.

Sendo que na “Escola Oriental” tanto o policial, quanto suas famílias lutam contra a criminalidade, e sua residência se transforma em mais um posto policial, pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com