TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Estudo De Anatomia

Trabalho Escolar: Introdução Ao Estudo De Anatomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 2

1. Conceituar anatomia em sentido amplo e em sentido restrito;

Anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente a constituição e desenvolvimento dos seres organizados. A Anatomia (Ana = em partes; tomia = cortar) em suma, é o estudo pela dissecação de peças previamente fixadas por soluções apropriadas. E Anatomia em sentido restrito em nosso caso, trata-se principalmente do estudo anatômico do ser humano pelas ciências radiológicas.

2. Citar os sistemas e os aparelhos do organismo;

O corpo humano é composto pelos sistemas tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, endócrino e sensorial que, agrupado convenientemente, formam os aparelhos locomotor e urinário.

3. Conceituar normal em Anatomia, variação anatômica, anomalia e monstruosidade;

Para o anatomista, normal é puramente uma conceituação estatística, já para o médico, é o que é sadio ou com saúde, não doente. Variação anatômica, são as diferenças morfológicas que podem se apresentar externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo sem que isto, traga prejuízo funcional para o indivíduo. Anomalia, é uma perturbação funcional do padrão anatômico que perturba a função de indivíduo ou de um sistema. E a monstruosidade, é quando a anomalia e muito acentuada, incompatível com a vida.

4. Citar os fatores gerais de variação anatômica:

idade, sexo, raça, biótipo e evolução.

5. Definir Biótipo:

São caracteres herdados ou adquiridos pelo indivíduo.

6. Definir longilínio, brevelínio e mediolínio e citar suas características morfológicas:

Os brevelínio são magro, com pescoço longo, tórax achatado antero-posteriormente e membros longos em relação ao corpo. Os brevilínios são atarracados em geral baixos, pescoço curto, grande diâmetro do tórax Antero-posteriormente e membros curtos em relação ao corpo. Os brevilínios normalmente apresentam caracteres intermediários.

7. Definir nomenclatura Anatômica:

É o termo empregado para descrever e designar o organismo e suas partes.

8. Citar os princípios fundamentais da nomenclatura Anatômica usado para designar estruturas do corpo humano, exemplificando:

Ao designar uma estrutura, a nomenclatura procura adotar termos que não sejam apenas sinais para a memória, mas, tragam também informação ou descrição sobre a estrutura. Ex. a forma: (músculo trapézio), a sua posição ou situação (nervo mediano), o seu trajeto ( artéria circunflexa da escápula) e etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com