TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Segurança Do Trabalho

Exames: Introdução Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Com a Revolução Industrial, e avanço industrial, as condições de trabalho mudaram muito. O artesão perdeu o domínio da produção e famílias, crianças passaram a trabalhar nas novas fábricas. Neste primeiro momento não havia preocupação nenhuma com os trabalhadores.

Como não havia nenhuma regulamentação trabalhista, quem ditava as condições de trabalho eram os empregadores, podendo eles modificar os acordos contratuais quando bem entendessem. Eles estabeleciam a duração diária do trabalho, definindo as horas de trabalho sem considerar sexo, idade, o quão penoso era a atividade.

Diante desse cenário, muitos acidentes aconteceram, bem como o número de enfermidades foram agravadas pelo ambiente profissional. Não havia leis que amparassem os operários e não era de interesse do empregador que essas existissem. Nessa época surgiram as primeiras leis de proteção ao trabalho na Inglaterra, França, Alemanha e Itália.

Na Inglaterra, em 1802, criou-se a lei de amparo aos operários que limitava a doze horas de trabalho diário a carga horária dos menores. E em 1819, foi criada uma nova lei que proibia menores de nove anos, e limitava a doze horas a jornada de menores até dezesseis anos. E com isso, novas leis vieram surgindo reduzindo e limitando a jornada de trabalho infantil. Só em 1908 que foi estabelecida a jornada diária de 8 horas e em 1910, foi criada a folga de meio dia por semana para os comerciários.

Em 1919, surgiu a Lei n.3.725, no Brasil, com trinta artigos apresentando o conceito de acidente de trabalho, a declaração de acidentes, a ação judicial e outras disposições gerais sobre o trabalho. Já no ano de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, foi regulamentado o trabalho da mulher, dos menores, a jornada diária de oito horas e foram reconhecidos sindicatos. Mas foi em 1943, com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que deram inicio a propagandas contra o perigo de acidentes de trabalho.

Em 1967, é estabelecida a obrigatoriedade dos serviços especializados em segurança, higiene e medicina do trabalho nas organizações, levando em consideração o número de funcionários e o grau de risco. Em 1975 os serviços de medicina e segurança nas empresas, foram instituídos obrigatoriamente.

E no ano de 1975 foram aprovadas as primeiras Normas Regulamentadoras (NR) relativas à Segurança no Trabalho, e atualmente já contam trinta e seis delas.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »