TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Empreendedorismo

Tese: Introdução ao Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  Tese  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução ao Empreendedorismo

Podendo assim dizer que o empreendedorismo no Brasil teve inicio a partir da década de 1990, tomando força no decorrer das décadas seguintes, nos Estados Unidos o empreendedorismo já havia se disseminado, nesse inicio de empreendedorismo no Brasil, grandes empresas tentavam se manter no mercado buscando um diferencial e a diminuição dos custos.Com as grandes mudanças no mercado de trabalho, deu inicio ao aumento no índice de desemprego, muitos desses desempregados investiram suas economias e um negocio próprio correndo todos os ricos, não havia escolha naquela altura da crise no setor industriário.

Devido a esse grande aumento de pequenas empresas e analisando sua durabilidade no mercado o governo brasileiro, juntamente com instituições de ensino vem tentando inverter esse quadro com a diminuição da taxa de juro, elevando o credito para micro e pequenas empresas e incentivando esse empreendedor que esta de forma irregular ter a oportunidade de deixar de ser informal. As instituições Acadêmicas estão aprimorando cada vez mais o desenvolvendo técnicas de empreendedorismo para guiar esses novos empreendedores.

Algumas empresas vêm se mantendo a cada dia mais no mercado desde 2002 a 2010 a taxa de atividade do micro empresas ficam entrem 50% a 78% sempre variando muito entre esse valor, comparado a outros países temos muito a melhorar e devemos analisar que o empreendedor tem buscado se aprimorar devido a grande concorrência e um mercado em constante mudança.

O processo empreendedor

No mundo em vivemos podemos vivenciar as mudanças que foram feitas nesse século que acabou de começar em vários setores e já modificaram nosso cotidiano. O empreendedor esta cada vez mais antenado nas tendências que estão por vir e não para de inovar .O empreendedorismo passou por alguns conceitos importantes ,1930 relações humanas ;1940-1950 funcionalismo estrutural;1960 sistemas abertos; 1970 contingências ambientais .Hoje não vivenciamos nenhum movimento ao certo ,mas continua a acrescentar mais aos negócios. Algumas inovações: 1923: Aparelho televisor 1943: computador

O empreendedor vem sendo muito procurado devido o alto nível de capacitação, motivação para gerenciar uma equipe e ter responsabilidade de assumir os riscos. O conceito do empreendedor já pode ser visto desde o ensino fundamentar ate a faculdade. Sabemos que empreendedorismo move a economia de países desenvolvidos e eleva o desenvolvimento de outros, foi dada a devida importância ao assunto empreendedorismo, tanto que existe um ranking para avaliar o empreendedorismo de cada país o Brasil em 2010 foi de 17,5% é a maior entre anos, o governo continua se esforçando para aumentar esse índice, mas faltam medidas duradouras e continuas para poder se obter resultados melhores.

Esse quadro vem mudando a partir de iniciativas do governo, aumento no numero de professores universitário voltado para o assunto empreendedorismo, empresas novas iniciando suas atividades com planejamento e muitas outras iniciativas ajudam a dar um diferencial a cada empresa.

Observando o crescimento de alguns setores e o surgimento de outros, nós integrantes da equipe estamos muitos empolgados em saber como é o modo mais seguro de empreender, mesmo sabendo de todos os riscos e as vantagens de ser um empreendedor.

Diferença entre administrador e empreendedor.

O empreendedor assume os riscos que iniciar um negocio, por em pratica uma ideia, investir um capital em determinado projeto, por isso podemos disser que ele é um administrador sem base estrutural para decorrências do dia a dia, ficam voltados mais para aspectos estratégicos deixando a parte de planejamento e saber calcular todos os riscos a serem assumidos. O empreendedor é arrojado, atento a novas oportunidades, esse profissional tem uma visão de mercado muito ampla e consegue prever novas tendências, ele assume riscos e investe em suas ideias, Já o administrador é quem organiza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com