TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Empreendedorismo

Trabalho acadêmico: Introdução ao Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

POLO CAMPO LIMPO

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

1º SÉRIE

ANDRÉ MONTEIRO DO NASCIMENTO – RA 9902012407

BRUNO LOPES LUIZ - RA 8208968777

GEDISON SANTOS CARDOSO - RA8207933059

JEORGE DE JESUS ARAUJO - RA9902004135

NAIARA ARAUJO DA SILVA - RA 8379862315

PATRÍCIA DE OLIVEIRA ALVES - RA8090883999

SANDRINE KAYENE DE JESUS SOUZA - RA 8641273852

WELLINGTON CARDOSO CORREA - RA8208945584

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

EMPREENDEDORISMO

PLANO DE NEGÓCIO

PROFESSOR IVO

SÃO PAULO/SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

2. Introdução ao empreendedorismo.

2.1. O processo empreendedor

2.2. Analise pessoal e em grupo

2.3. Conclusão em grupo

3.Identificando oportunidades.

3.1. Criação da empresa

BIBLIOGRAFIA

X3

X4

X6

X

X9

X

X

X

INTRODUÇÃO

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem como objetivos favorecer a aprendizagem,

estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz, promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo, desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado, oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão, direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Também com intuito de proporcionar ao corpo discente dinâmicas de aprimoramento de trabalhos e projetos em grupo, fortalecendo a interação aluno-professor. Esta experiência é uma proposta diferenciada que contribui para o desempenho dos alunos do curso de Administração

Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de empreendedorismo, os alunos reuniram-se em grupos de três a sete pessoas para montar uma empresa fictícia, discutindo qual seria o ramo a seguir e descrevendo a trajetória que será feita para que este investimento se torne um ótimo negocio.

Determinando a estrutura da empresa de forma que os gestores tenham controle e conhecimento de seu negócio, possibilitando melhor alocação de recursos e desenvolvimento da gestão.

O objetivo é conhecer a estrutura real da empresa, possibilitando o seu controle gerencial e implementação das melhores práticas em estrutura de acordo com a realidade e objetivos da organização. Isso, visando otimização de recursos e profissionalização da gestão. A solução permitira que a organização seja rearranjada proporcionando assim, a segurança de que resultados mais efetivos serão atingidos com a geração de impactos cada vez maiores para a empresa. Consiste em uma análise geral da estrutura organizacional, para que seja estabelecido o modelo mais eficiente de gestão. Envolve a elaboração de ferramentas que auxiliam a execução e o acompanhamento das atividades da empresa.

1ª Introdução ao empreendedorismo.

2.1. O processo empreendedor.

Neste cenário cada vez mais competitivo e globalizado em que nos encontramos, o empreendedorismo é o fator que permite que os negócios sobrevivam e prosperem em empresas novas ou já estabelecidas há muito tempo.

Empreendedor é, no contexto deste curso, todo indivíduo que promove mudanças na forma de conceber um produto ou serviço, por meio da utilização de novos recursos organizacionais ou materiais. O perfil do empreendedor é composto por características, comportamentos e atitudes próprias de quem busca realizar coisas novas. A palavra empreendedor é de origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.

Baseado nos textos de José Dornelas (2010), para ser empreendedor no Brasil é necessário inovar, conhecer e planejar,

segundo o próprio autor esses elementos são essenciais para que o empreendedor execute um bom negócio.

Um bom empreendedor tem que saber aproveitar as oportunidades, e ter um ótimo conhecimento das técnicas de gestão para que seu investimento tenha andamento, qualidade e estabilidade durante todo seu processo.

Para Ênio Pinto, gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, toda a oportunidade é um bom negócio.

O empreendedor precisa planejar e conhecer o mercado, verificar as vantagens e desvantagens, avaliar a concorrência, fazer cursos para aperfeiçoar-se. Após o negócio aberto e bem planejado cabe a cada empreendedor saber liderar seus colaboradores para evitar conflitos e direcionar as regras da empresa.

Local adequado, uma boa gestão, habilidades e aprimoramentos dos seus produtos fazem com que a empresa alavanque evitando assim a quebra (falência).

Dicas fundamentais serão apresentadas no plano de negócios, inovação, informação, conhecimento, boa localização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com