TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Sistema Financeiro. Atividade de Autodesenvolvimento

Pesquisas Acadêmicas: Introdução ao Sistema Financeiro. Atividade de Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2013.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Cristiane Maria Defalque.

Anhanguera Educacional

2013.

SUMÁRIO

1 O COPOM................................................................................................ 4

2 A ÚLTIMA ATA......................................................................................... 5

3 OPINIÃO................................................................................................... 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................... 9

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

1 O COPOM

Copom – Comitê de Políticas Monetárias tem o objetivo de definir a taxa de juros e estabelecer as diretrizes da política monetária, foi instituída em 20 de Junho de 1.996. A criação do comitê buscou proporcionar maior transparência, facilitando o processo decisório.

Segundo o que consta no Copom (2013,p1) acessado em 05 outubro de 2.013, o regulamento tem sido atualizado no que se refere ao seu objetivo, a periodicidade das reuniões, a composição e as atribuições e competência de seus integrantes, visando aperfeiçoar o processo decisório no âmbito do comitê.

Ainda conforme o Copom, desde a adição pelo decreto 3.0088 em 21 de Junho de 1.999, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional, segundo o decreto casos as metas não sejam atingidas o Presidente do Banco Central deverá divulgar em carta aberta ao ministro da fazenda, os motivos e também as providencias e prazo para o retorno da taxa da inflação.

De acordo com o Compom os objetivos são “implantar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o relatório de inflação”. A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a taxa selic.

As reuniões do Copom se divide em 2 dias: ás terças é a primeira sessão e segunda é nas quartas. O Copom é composto pelos membros da diretoria coligada do Banco Central do Brasil.

No primeiro dia de reunião os chefes apresentam uma análise da conjuntura doméstica, no segundo dia o diretor da Política Monetária e de política econômica, após analise das projeções atualizadas para a inflação, apresentam alternativas para a taxa de juros de curto prazo. A decisão final sobre meta da taxa Selic é divulgada a imprensa ao mesmo tempo que é expedido comunicado através do Sistema de Informação do Banco Central.

O prazo regulamentar para publicação da Ata do Copom na pagina do Banco Central e para a emprensaé de seis dias úteis. O Copom publica o documento “Relatório da Inflação”, a casa trimestre civil, analisando detalhadamente a conjuntura econômica e financeira do País.

2 A ÚLTIMA ATA

A ultima Ata do Copom foi em 27 e 28 de agosto de 2.013, sendo no dia 27 na sala de reunião do 8º andar e no dia 28 no 2º andar do edifício sede do Banco Central do Brasil - Brasília – DF.

Conforme a 177ª reunião com o objetivo de atingir as metas fixadas pelo governo para a inflação, os membros do Copom analisaram a evolução recente e as perspectivas para a economia brasileira e internacional.

Alguns índices da Evolução recente da economia conforme a ultima ata:

• O IPCA variou de 0,03 em Julho, após a alta de 0,26% em Junho, tendo a inflação acumulada nos dozes meses em 6,27% em julho.

• O IGP-DI avançou em 0,14% em julho, acumulando 4,84% nos doze meses. O IPA variou 4,02%.

• A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas coberta pela pesquisa Mensal de Emprego (PME), sem ajuste sazonal, foi estimada em 5,6% em julho.

• O saldo da balança comercial acumulado em doze meses recuou para US$ 4,5 bilhões em julho.

• O preço do barril do petróleo do tipo Brent apresentou aumento desde a ultima reunia, atingindo US$ 116, por conta de maiores riscos geopolíticos. Os preços internacionais das commodities agrícolas decresceram 0,70% e os das metálicas aumentaram 6,6%. E o Índice de preços de Alimentos variou -3,3% em dozes meses até julho de 2013.

Alguns índices da Avaliação Prospectiva das tendências da Inflação conforme a ultima ate:

• Os cenários considerados nas simulações contempla as seguintes hipóteses:

a) a projeção de reajuste no preço da gasolina manteve-se em 5%;

b) a projeção aponta recuo aproximadamente de 16% na tarifa residencial de eletricidade;

c) a projeção do aumento do gás de bujão em2,5% e redução de 1% na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com