TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Á ADM

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

1ª Questão

Considere a importância da função do planejamento na gestão empresarial, quais são as suas subfunções fundamentais no processo administrativo? Sabe – se que o planejamento determina os objetivos a serem cumpridos. Assim sendo, o que os objetivos têm a ver com a visão e a missão da empresa?

Decisões (planejamento, organização, execução e direção, controle)

-Objetivos (resultados esperados)

-Recursos (pessoas informações. conhecimento, espaço, dinheiro, tempo, instalações)

-Na visão empresarial o objetivo tem uma relação de direção a qual a empresa deve seguir no futuro de moda a motivar a ação

Na missão os objetivos traçam o rumo da empresa e orienta a mesma tendo foco do presente para o futuro criando uma identidade empresarial

2ª Questão

Como pode ser dominada a ação metódica que realiza divisão racional do trabalho, ordena os meios necessários à realização dos objetivos e determina os níveis de autoridade e responsabilidade? Por que é necessária a especialização do trabalho realizado através da organização? Qual a importância da chamada “cadeia de comando” o que isso tem a ver com o conceito de autoridade?

A divisão do trabalho é a definição das tarefas que cada indivíduos deve fazer para cumprir as atribuições de seu cargo. Ela corresponde à soma dos atributos de cada um na organização. A conseqüência da Divisão do Trabalho é a especialização do operário, onde cada um deve fazer as suas tarefas de maneira mais efeciente e eficaz possível. A divisão corresponde ao que fazer enquanto a especilização determina como fazer, partindo-se do pressuposto de fazer cada vez melhor, independente de ser no sentido qualitativo quanto qualitativo. A questão é que a divisão do trabalho e a conseqüente especialização do operário acarreta efeitos colaterais sérios às organizações. Não que seja algo negativo nas organizações mas ela não pode ocasionar uma acomodação dos ocupantes dos cargos.

A importância da cadeia de comando é identificar os papéis de cada indivíduo e quem deve responder a quem dentro da estrutura organizacional. Dessa forma, a cadeia de comando é a definição formal do sentido da comunicação dentro da organização, e da responsabilidade de cada indivíduo que faz parte dela. Assim tendo a ver com conceito de autoridade a hierarquia, pois corresponde ao poder de comandar os outros e levá-los a agir da forma desejada e constitui a base para a responsabilidade. É por tanto uma relação de poder que se estabelece de superior para subordinado.

3ª Questão

No exercício da direção a liderança e a motivação devem ser consideradas com atenção como fatores que influenciam decisivamente o desempenho dos indivíduos no ambiente do trabalho. Qual o conceito de liderança segundo os estudos de Robert Tannenbaum e Warrenn Shimidt? O que se entende por motivação humana conforme a hierarquia das necessidades de Abraham Maslow? Qual a influencia da liderança e da motivação no comportamento dos indivíduos para que trabalhem com eficiência e obtenham sinergia?

O conceito de liderança segundo os estudos de Robert Tannenbaum e Warre Schmidt era um conjunto de comportamento de liderança que o gestor tem a possibilidade de escolher na relação com seus subordinados. Cada tipo de comportamento está relacionado com um determinado grau de liberdade que fica disponível para os subordinados na tomada de decisões.

Conforme a hierarquia de Abraham Maslow sugeriu que muito do comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com