TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à ergonomia

Ensaio: Introdução à ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  Ensaio  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Relatorio 1: Introdução a Ergonomia

1.Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

Adaptar o trabalho as capacidades e possibilidades dos seres humanos.

Projetar organizar o ambiente em que cada individuo trabalhar de acordo com suas necessidades..

Identificar analisar e reduzir riscos ocupacionais

Aumentar a motivação e satisfação no trabalho.

Visar a qualidade de vida no trabalho, definindo condições em que o trabalho não prejudique a saúde.

2.Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Nessa época, que se evidenciam as incompatibilidades entre o progresso humano e o progresso técnico. Os equipamentos militares exigiam dos alem das habilidades e capacidades dos operadores em condições críticas, o que implicava complexidade e riscos de decisão.

A guerra solicitou e produziram máquinas novas e complexas, inovações essas, que não corresponderam ao que delas se desejava porque, na sua concepção, não foram tomadas em consideração, as características e as capacidades humanas.

3.Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde sua origem?

Consideram-se 3 pontos fundamentais na evolução da ergonomia :

No começo o estudo se centrava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. Procurava-se selecionar e formar operador de acordo com as exigências, ainda de uma longa e difícil aprendizagem;

Com problemas dos erros humanos o estudo começou a centrar-se no homem, procurava-se uma modificação das máquinas tendo em consideração os limites próprios do homem ,

hoje se considera a analise do sistema homem-máquina ou mais corretamente homem-trabalho.

4. No que consiste a abordagem macroergonômica?

A abordagem ergonômica de Macroergonomia é consequência da evolução do campo de estudo da ergonomia e também da evolução do ambiente (ex., tecnologia). A preocupação com os efeitos das novas tecnologias em organizações, e consequentemente, seus efeitos no trabalho realizado, tornaram necessário o desenvolvimento de uma nova maneira de se entender e de se lidar com um desafio.

A Macroergonomia na abordagem dos sistemas sócio-técnicos. "Macroergonomia representa uma abordagem de cima para baixo ao projeto de sistemas baseada na perspectiva dos sistemas sócio-técnicos." (Hendrick, 1986, p. 467). A ideia por trás do uso desta teoria é a de que organizações são compostas por dois diferentes subsistemas, chamados de subsistema pessoal (sistema social) e de subsistema tecnológico (sistema técnico), que interagem dentro da estrutura da organização. Esta característica dos sistemas sócio-técnicos é a maneira de se trabalhar com os efeitos de novas tecnologias em organizações. Estes dois subsistemas são independentes, apesar de interagirem em um processo de causalidade conjunta.

O que nos leva a conclusão de conhecer o posto de trabalho as condições e a visão de quem esta trabalhando no seu posto.

5.Apresente pelo menos três exemplos de possíveis aplicações da ergonomia?

A ergonomia pode ser aplicada ao planejamento de processos e máquinas, a disposição especial dos locais de trabalho, aos métodos de trabalho, e ao controle do ambiente físico para se alcançar maior eficiência tanto dos homens como das máquinas.

A aplicação ideal da ergonomia considera o homem como parte integrante de um sistema, no qual o estágio inicial do projeto, as características do operador humano são levadas em conta, juntamente com os componentes mecânicos. O homem é melhor para determinados fins, como na tomada de decisões e a máquina para outros, como ambientes de temperatura de risco ao homem, aplicação de força. A contribuição ergonômica, de acordo em que é feita, é classificada em ergonomia de concepção, correção e conscientização.

Concepção- interfere amplamente no projeto do posto de trabalho

Correção- atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho

Conscientização- é pela realização de treinamentos, palestras e cursos de atualização.

Analise feita sobre o conhecimento apresentados coerentes com os reais conceitos de Ergonomia.

Das cinco pessoas entrevistadas duas não faziam Idea do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com