TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Ética

Projeto de pesquisa: Introdução à Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Introdução a Ética

“Nós não somos ainda o que queremos ser; Não somos ainda o que merecemos ser; Mas graças a Deus, somos mais do que éramos”

(Martin LutherKing)

Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός que significa aquilo que pertence ao caráter.

Diferencia-se damoral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo deviver pelo pensamento humano.

O cumprimento das funções básicas da sociedade depende de três capacidades:

1ª) Liderança integrada;

2ª) Organização flexível;

3ª) Visão e Ação estratégicas;Resumo: Predisposição Ética

“Ética é parte essencial da consciência humana, desenvolvida pela educação, que se revela pelo nível de maturidade, que forma a cultura.”

Ser ético, hoje, não é maisuma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência. Com a velocidade com que se processam as transformações, há necessidade de valores internalizados para que haja alinhamento nomomento das decisões, que exigem rapidez.

Hoje não se pode avaliar uma empresa com os padrões tangíveis de ontem, pois referenciais intangíveis, como marca, imagem, prestígio e confiabilidade, decidem apreferência e garantem a continuidade.

No entanto, julgo estarmos vivendo um momento importante de renascimento moral, no esboçar de uma nova conscientização. Nesse sentido, as boas intenções sãoválidas como início de processo.

A conscientização tem esse mérito: provoca desconforto com relação às situações negativas vigentes. É imprescindível, todavia, que existam alternativas concretas,atitudes e comportamentos que denotem mudanças significativas. Surge daí o compromisso das lideranças.

A falta de predisposição ética está na indiferença e no fasto quanto ao comprometimento dos...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com