TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à ética. Predisposição ética

Projeto de pesquisa: Introdução à ética. Predisposição ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 10

Aula-Tema: Introdução a Ética. Predisposição ética.

Qual é o papel da ética no cotidiano do profissional da sua área?

No plano empresarial, a ética tem a ver com a tomada de decisões de gestão, isto é, quais as escolhas efetuadas pelos gestores tendo como plano de fundo a moralidade.

O que é ética?

“Podemos definir Ética como a ciência da Verdade; não existe uma ética da mentira, nem a meia ética.” (MATOS, 2012, p. 02).

A Ética e verdade são a essência da consciência humana. Ninguém lhes por ser diferente. Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais.

A palavra "ética" é derivada do grego “ethos”, e significa aquilo que pertence ao caráter.

Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e sensatos. A ética nos aproxima da realidade e nos torna mais consciente das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida.

O que é moral?

Pode-se dizer que moral se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura.

As práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de nossas vontades.

O que é prática moral na sociedade?

Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Antes de qualquer coisa, valor moral pode ser definido como "respeito à vida", não apenas a vida individual, mas sim a vida coletiva, já que vivemos coletivamente, dependendo uns dos outros.

Os valores morais são tão importantes na sociedade porque são os responsáveis pela manutenção da ordem entre as pessoas, sendo inclusive ensinados desde o berço. É fácil imaginar em que situação o mundo se encontraria atualmente caso o homem ignorasse as leis formuladas a partir dos conceitos de ética e moralidade. É certo que o homem possui o direito de ter sua liberdade de expressão e escolha, porém tudo é passivo de limites. Caso contrário, diante de quaisquer adversidades que surgissem em nosso caminho, retornaríamos ao nosso estado primitivo e resolveríamos todos os problemas de maneira antiquada, desprovida de ética e moral, como fazem os criminosos, notadamente não seguidores dos valores morais.

Em síntese, valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor.

Quais as diferenças e semelhanças entre ética e moral?

A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida cotidiana da sociedade e dos indivíduos, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral.

Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade. O objeto de estudo da ética é, portanto, o que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as circunstâncias; mas também analisa as conseqüências dessas ações. A moral também se apresenta como histórica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assim como as próprias sociedades e os costumes.

No entanto, uma norma moral não pode ser considerada uma lei, apesar da semelhança, porque não está escrita, mas sim como base das leis, pois a grande maioria das leis é feita tendo em conta normas morais. Outra importante característica da moral (e esta sim a difere da lei) é o fato desta ser relativa, porque algo só é considerado moral ou imoral segundo um determinado código moral, sendo este diferente de indivíduo para indivíduo. Finalmente, a ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral, com aplicação universal, guiando, orientando, racionalmente e do melhor modo a vida humana.

Cartilha

Aula-Tema: Consciência Ética.

Como são definidos os valores dentro da sua organização?

Qual o conceito filosófico que a sua empresa pode adotar para definir “a razão”.

Qual é o conceito de ética na sua organização?

Quais os benefícios que a sua empresa obtém por meio da ética nos negócios?

A confiança, um ambiente de trabalho saudável, baseada na experiência de que outra pessoa, grupo ou empresa que vai honrar sua promessa de proteger direitos e interesses, diminui o risco sentido pelas pessoas, também conta o comportamento ético e campanhas de atuação social são importantes para o sucesso de seus negócios, pois servem como “propaganda” da confiabilidade da empresa e sua existência.

É possível que a sua empresa consiga obter lucros com essa prática?

Acredito que no Brasil como em qualquer outro país, é possível ter lucro e continuar sendo ético ou vice-versa, ser ético e continuar tendo lucro. Ouvi uma vez uma comparação muito interessante entre o lucro e o ar que se respira. É impossível uma pessoa sobreviver se parar de respirar, como é impossível uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com