TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ácido bórico

Casos: Introdução ácido bórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA QUÍMICA

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

ALINE SILVEIRA DZAZIO

¬¬

COMPORTAMENTO QUÍMICO DO ÁCIDO BÓRICO

PONTA GROSSA

2013

COMPORTAMENTO QUÍMICO DO ÁCIDO BÓRICO

Relatório apresentado à Disciplina de Química Inorgânica no Câmpus de Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, como requisito parcial da avaliação do 2º período letivo do Curso de Engenharia Química.

Professor Ayala.

PONTA GROSSA

2013

1. INTRODUÇÃO

O boro é um não-metal e sempre forma ligações covalentes. Normalmente forma três ligações covalentes com ângulos de 120° entre si, utilizando orbitais híbridos Sp2. O boro não possui nenhuma tendência de formar compostos monovalentes. Todos os compostos BX3 são deficientes em elétrons e podem receber mais um par de elétrons de um outro átomo, formando uma ligação coordenada. O BF3 tem importância comercial como catalisador. O boro também forma diversos compostos nos quais os átomos se dispõem de forma a gerar uma estrutura semelhante a um "cesto" aberto, bem como algumas estruturas em forma de poliedros fechados.

O Boro forma um grande número de compostos do tipo cluster envolvendo hidrogênio, metais e carbono. O Boro é o único não-metal do grupo 13 e suas propriedades são muito diferentes.

O boro se apresenta sob forma de vários alótropos duros e refratários. Ocorre na natureza como Bórax, Na2B4O5 . 8H2O, este é convertido em ácido bórico e depois em óxido de boro (B2O3). O Boro puro é produzido pela redução de vapor de BBr3 com H2.

O Boro cristalino puro é muito pouco reativo. Contudo, ele é atacado por agentes oxidantes fortes a temperaturas elevadas, como por uma mistura de H2SO4 e HNO3 concentrados, a quente, ou por peróxidos de sódio. Já o Boro amorfo finamente dividido é mais reativo. Ele queima ao ar ou numa atmosfera de oxigênio, formando o oxido. Também queima em atmosfera de nitrogênio, se for aquecido à incandescência, formando nitretos NB. Reduz lentamente o HNO3 e H2SO4 concentrados; Libera H2 quando reage com NaOH fundido.

O principal uso do Boro é nos vidros de borossilicato. O Bórax tem diversos usos domésticos como em amaciantes e produtos de limpeza.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com