TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inventario Fisico de estoque

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 5

Inventario Físico de estoque.

  1. Introdução.

Percebe-se que atualmente o estoque tem sido um problema em diversas empresas. Cabe ao gestor de cada organização estudar a forma de inventario correto aos seus materiais. Saber a origem das divergências, vários processos no que se referem a procedimentos, recebimentos, sua localização. Um bom gestor tem sua equipe preparada e sabe usá-la e no tempo certo. Compreender qual o melhor tipo de inventário para determinado tipo de item. O melhor método a fazer, aplicar e controlar. Não deixar acumular para evitar problemas futuros.

  1. Possíveis problemas.

Geralmente um processo de longa duração e desgastante a quem o realiza, podendo causar assim erros e divergências nas contagens do estoque. (Mesmo com esse serio problema, essa pratica se faz extremamente necessária).

  1. Justificativa do trabalho.

Os inventários físicos são de vital importância para a construção e manutenção de qualquer empresa ou grupo, afinal mesmo os estoques sendo considerados setores improdutivos dentro de uma empresa, são responsáveis por toda a guarda e zelo do capital transformado de uma empresa, tendo assim um papel de semi-protagonista nos resultados de qualquer corporação.

  1. Objetivo do estudo.

Trazer e compartilhar com todos os conhecimentos adquiridos através de pesquisas e estudos de causa, de que um inventario realizado de maneira adequada e atendendo aos padrões exigidos, é o melhor método a ser aplicado para se planejar, aplicar, atingir e manter todas as diretrizes e metas traçadas, para uma companhia, fazendo assim  com que os resultados da empresa sejam sempre positivos, superando as expectativas e auxiliando na sua produção com dados de grande valia.

Fazendo assim com que tudo seja executado e entregue no prazo estipulado, alcançando e superando assim a eficácia e eficiência que é esperada de uma companhia, tendo como resultado o bom funcionamento de  todo ciclo de consumo da corporação.

  1. Metodologia aplicada no trabalho.

Os trabalhos são realizados dentro de padrões técnicos, normas e procedimentos para execução de inventários de estoque, observados as diretrizes da Instituição e as melhores práticas administrativas requeridas para esse serviço.

Realizado por frentes de trabalhos, treinadas e preparadas, com apoio operacional.

São adotados os seguintes passos para a execução dos serviços:

  • Comunicações internas;
  • Elaboração e apresentação do cronograma de execução dos trabalhos;
  • Formação de times de trabalhos, responsáveis pela execução do projeto;
  • CUT-off  (Janela de parada de tempo);

Comunicação interna:

É um item de vital importância e de grande valia, para qualquer corporação, tem a finalidade de informar a todos os objetivos, metas e prognósticos atingidos, tendo também como função, ser um canal de comunicação a todos que integram a corporação, para que todos estejam cientes de todos os processos, e como executá-los, para não aja qualquer tipo de interferência na comunicação de diretoria para gestores, e gestores para colaboradores.

  1. Principais meios de comunicação.
  • E-mails internos.

Tem o objetivo de comunicar a todos os usuários da corporação objetivos, e metas, ou processo a serem adotados, de uma maneira ágil e eficiente, colocando assim todos a par da mesma informação ao mesmo tempo, evitando assim distorções na recepção de informações.

  • Quadro de avisos.

Tem o mesmo objetivo dos e-mails, mais não tem o mesmo grau de eficiência, pois depende que o colaborador procure por ele.

  • Reuniões.

Tem o objetivo de comunicar a todos sobre as metas e objetivos, traçados, mais exigem que toda a produção seja paralisada temporariamente, embora seja um tanto prejudicial, em alguns casos se fazem necessárias, como assembléias por exemplo.

5.2-Elaboração e apresentação do cronograma de execução dos trabalhos;

Tem o objetivo de elaborar os cronogramas e processos e explicar a todos os colaboradores, como executar todo o processo, e a quem se reportar em caso de problemas ou duvidas.

5.3- Formações de times de trabalhos, responsáveis pela execução do projeto;

Tem o objetivo de formar frentes de trabalhos, e dividir essas frentes em equipes com a responsabilidade de executar tarefas e processos pré-determinados, também tem a obrigação de fornecer treinamento adequado, para que os mesmos executem todos os processos de inventario da maneira mais adequada possível.

       5.4- CUT-off;

Janela de paralisação de tempo da produção, faturamento e expedição, para que não aja divergência nas contagens e acertos, onde todo o processo de produção, expedição e faturamento, é paralisado temporariamente para não haver qualquer tipo de divergência ou erro, no inventario físico.

6-Modelos de inventários, e como aplicá-los.

  • Inventário Rotativo; 

É uma importante ferramenta para obter uma alta acuracidade em estoques, sendo realizados constantemente contagens físicas programadas, com seus critérios e ciclos definidos em função da classificação ABC, contribuindo também, para identificação imediata e correções de eventuais falhas no processo operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com