TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inventario fisico

Por:   •  8/11/2016  •  Seminário  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

    o inventario fisico é um processo que tem como objetivo permite controlar o estoque das empresas, ou seja nada mais é do que a identificação, classificação e contagem dos produtos que estão em estoque. seu principal obetivo é auxiliar os colaboradores da empresa para que se tenha um controle maior sobre seus produtos.

  Em toda organização, o inventario é executado em varios setores e dentro das empresas cujo porte, proposito  e estrutura deversificam. Além dos tradicionais objetivos empresarias de otimização de lucros resposta ás necessidades dos mercados em que se enserem num mundo em constante mutação, as empresas encontram novas situações, que acarretam a uma fonte de motivação, relativamente a preocupação com a eficacia e eficiencia dos recursos utilizadados. nos tempos atuais, o inventario constitui uma função de apoio a gestão que além de importante, é uma peça indespensavel no mundo empresarial atual. os colaboradores da administração mostram cada vez mais a aceitação do inventario como um meio de alcançar analises, avaliações e informações concretas sobre controle e a atuação da empresa. É também adotado pelas organizações para constrata e conciliar as quantidades do saldo fisico dos itens nos registros contabeis para atualiza os procedimentos de controle fisico. assim gerando informações oportuna sobre a movimentação dos ativos de renda fixa, sobre entrada e saida e as atribuições podendo saber o estado que se encontra os ativos fixos. Além do rastreamento de cada item que é executado indivualmente por local e quantidades. assim procede uma determinação real dos bens existentes, permetindo um controle do cadastro mais adequado dos itens do patrimonio.

as principais vantagem dos inventarios é a apuração de inesperados desvios no controle de estoque e de peças rejeitas, cujos os controle não são lançados por uma alguma falha. essas ausencia não registrada e nao controladas podem causar problemas de atrasos nas entregas de pedidos dos clientes, pois o planejamento de compras não ira suprir a falta destes produstos por falhas nas informações. o maior proveito é ter estoque com as quantidades corretas, hoje em dia as empresas que trabalham com volumes de estoques pequenos, praticam o inventario continuo, no qual são feitas contagens semanais de um pequeno porcentual das diferentes pecas para verificação entre o fisico e o controle.

principais etapas do enventario fisico levando em conta que o modelo do enventario depende da necessidade da organização:

° definir data para realização do inventário - deve-se optar por realizar a contagem em dias em que há grande fluxo de saídas e entradas. O ideal é escolher um dia em que o estoque estiver estagnado.

°

o processo normaltivo do inventario fisico constiui-se nos seguintes procedimentos:

°emissão de fichas de contagem

°contagem fisica dos itens ( o numero de contagem depende do saldo de igualdade apontado pelo sistema nas primeiras conategens.)

° informações do sistema das quantidades fisicas reais.

° emissão de relatorio de variação do inventario atualização do movimento de acerto ao inventario.

ou seja o termo inventario é usado para desegnar o estoque disponivel para a vendas e compras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com