TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investmentos

Ensaios: Investmentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 3:

Esta atividade é importante para que você tenha os elementos necessários para a decisão a respeito da viabilidade.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar, na internet ou em jornais, a respeito do valor atual da taxa SELIC – Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (taxa anualizada).

Passo 2 (Equipe)

Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), e/ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial, informações sobre Técnicas de Investimentos. A seguir, analisar o conteúdo e anotar as principais informações e conclusões. Anotar o resultado obtido para compor o relatório desta etapa.

Nota: O grupo terá autonomia para acrescentar informações de sites a seu critério, desde que estes sejam confiáveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponível no AVA, que apresenta uma série de referências

bibliográficas e não se esqueça de anotá-las.

1.1 Complementar o estudo com informações em sites;

1.2 Elaborar os cálculos da TIR, VPL e Payback para o Fluxo de Caixa relevante. Utilizar como Taxa Mínima de Atratividade (TMA) o valor da SELIC anualizada líquida — descontado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto de Renda. Para saber sobre o valor do IOF e do Imposto de Renda, consultar o site da Receita Federal.

Passo 3 (Equipe) Avaliar os resultados obtidos (viabilidade do

projeto). Se o VPL ficar negativo, reavaliar: o preço de venda, os custos e as despesas (verificar qual valor é possível alterar).

Passo 4 (Equipe) Organizar todas as informações e elaborar um relatório com no mínimo três páginas (formando o Capítulo 3 do Desafio). Salvar o arquivo em formato.doc. e reservá-lo para compor o relatório final, na Etapa 4.

RESPOSTAS:

Passo 1:

É a taxa apurada no (Selic), Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (taxa anualizada), obtida mediante o calculo da taxa ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Esclarecemos que, neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte.

Ressaltamos, ainda, que estão aptas a realizar

operações compromissadas, por um dia útil, fundamentalmente as instituições financeiras habilitadas, tais como bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

A taxa Selic é a medida de juros que o governo brasileiro paga por empréstimo tomados dos bancos. Quando a Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo,

porque paga bem. Quando a Selic caem, os bancos são “empurrados” para emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior. Assim, quanto maior a Selic, mais “caro” fica o credito que os bancos oferecem aos consumidores, já que há menos dinheiro disponível.

Passo 2:

PAYBACK:

-Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo;

-Não considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes;

-Não considera os fluxos de caixa após o período de payback.

VPL:

-Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso da TMA;

-Podem considerar diferentes riscos,ajustando a TMA de cada projeto;

-Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação de período de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade.

VPL é uma analise que te dá o retorno em valor real.

TIR:

-Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante uso da TMA;

-Pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto;

-Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação de período de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade.

VPL é uma

analise que te dá o retorno em percentual.

TMA:

A Taxa Mínima de Atratividade deve representar o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto. Em geral, essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor ou, ainda, o custo das oportunidades perdidas, o chamado

“custo de oportunidades”, já que esses recursos poderiam ser utilizados em outro investimento . Assim, ao realizar-se um determinado investimento, perde-se a oportunidade de realizar outro, ou seja, há um custo de oportunidade : a perda do retorno do investimento que não foi realizado.

A TMA deve ser sempre considerada em qualquer investimento serio. Caso contrário o investidor corre um serio risco de perder retorno e investir mal.

VANTAGENS DO VPL EM RELAÇÃO AO PLAYBACK:

O método do VPL é tecnicamente muito superior ao método do payback como guia para a avaliação de projetos de investimentos. Conforme já informado anteriormente, o payback possui três falhas graves como método de analise de investimentos, as quais não ocorrem com o VPL.

TIR:

A Taxa Interna de Retorno é um método similar ao VPL,ou seja, utiliza a mesma lógica de calculo, contudo, apresenta os resultados em porcentagens, e não em valores monetários. Dessa forma, é bastante popular, uma vez que muitos investidores preferem mensurar retornos em porcentagens, e não em valores absolutos. Esse método também é conhecido por seu nome em inglês, ou seja, Internal Rate of Return, cuja sigla utilizada é IRR.

As principais

diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com