TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de investmento

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.147 Palavras (17 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 17

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo levar ao leitor a importância da Análise de Investimentos. Estudaremos os tipos de investimentos e suas principais características, o mercado oferece uma variedade de investimentos possíveis, cabendo ao administrador analisar quais são os melhores para a organização.

No cenário atual muitos investidores internacionais estão deixando de investir no país, devido aos recentes escândalos e investigação da corrupção, fazendo com que a economia pare de crescer, pois são esses investimentos que fazem com que as organizações sobrevivam.

2. CAPITULO 1

2.1. Investimentos

Um investimento, em economia, é capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo. Esta aplicação supõe uma opção resigna um benefício imediato por um futuro e, em geral, improvável, ou seja, investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos presente na expectativa de ampliar seus recursos no futuro.

2.2. Tipos de Investimentos

Os investimentos podem ser de vários tipos, dividem-se em três categorias.

2.2.1. Investimentos Públicos

Recursos disponibilizados pelo governo ou entidade pública, gerando bem-estar social, exemplo: Hospitais, escolas, redes de saneamento básico, pavimentação de ruas, etc.

2.2.2. Investimentos Privados

Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, gerando retorno financeiro aos seus investidores. Exemplo: Fábricas, indústrias, shopping, lojas de varejo, etc.

2.2.3. Investimentos Mistos

Recursos disponibilizados em parte pelo governo e a outra por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Exemplo: Petrobrás e Banco do Brasil.

2.3. O Mercado Financeiro e Análise de Investimentos

Todos os tipos de investimentos existem no Sistema Financeiro Nacional e abrangem aplicações em ativos diversos, negociados no mercado financeiro (mercado de crédito). A rentabilidade proporcionada por cada tipo de investimento depende diretamente da variação de desempenho do ativo financeiro utilizado como referência do investimento.

Todo investidor busca otimização de três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliar determinado ripo de investimento, o investidor deve estima, portanto, sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter maior ou menor lucratividade.

Considerando os três aspectos básicos de um investimento podem classificar primeiramente os investimentos em duas categorias: são eles investimentos de renda fixa e investimentos de renda variável.

Um tipo de investimento é classificado como Investimento em renda fixa quando se conhece previamente a sua tava de rentabilidade e o seu prazo de resgate.

O investimento mais popular em renda fica são a Cardeneta de poupança e os Fundos de DI. Mas também há outras que se encaixam no perfil tais como: Fundos de Renda Fixa, CDBs e Debêntures, entre outras. Os Investimentos em renda fixa podem ser classificados em dois tipos: investimentos em renda fixa pré- fixada e investimento em renda fixa pós-fixada.

Um tipo de Investimento é classificado como investimento em renda variável quando não se conhece a sua taxa de rentabilidade e nem seu prazo de resgate.

Neste tipo de investimento a diversificação da carteira, ou seja, o investimento em títulos de vários emissores diferentes é importante pra diminuir o risco. Os investimentos mais tradicionais e populares em renda variável são as Ações, os Fundos de Ações e os Clubes de Investimento.

2.4. Tipos de negócios

Para se escolher um bom negócio além de ter uma boa ideia, o empreendedor deve ter garra, paciência e muita persistência para correr atrás de seus objetivos nunca desistirem do seu sonho, mesmo enfrentando problemas iniciais, mesmo estando pisando em áreas desconhecidas. Acreditar que construirá sua própria história de sucesso.

No cenário atual que a cada dia fica mais instável, devemos tomar bastante cuidado ao escolher um tipo de negócio, pois se não for acertado o insucesso é bem provável, devemos utilizar cada ferramenta disponível para a análise desse investimento, para assim alcançar o sucesso.

O Negócio pretendido refere-se a prestação de serviços terceirizados, este tipo de serviço irá atingir um público alvo de pessoas de classe média alta (A, B) que precisem de profissionais qualificados para atender os serviços domésticos com ética e respeito.

A DOLV Ltda. (Domésticas Lutadoras Visionárias Ltda.) tem como objetivo prestar serviços de limpeza doméstica em geral, com qualidade e profissionalismo. Devido ao acúmulo de trabalhos do dia a dia, necessitam assim que tudo esteja na mais perfeita ordem doméstica.

2.5. Definição do produto a ser comercializado

Empresa: DOLV Ltda. (Domésticas Lutadoras Visionárias Ltda.)

Serviço: Serviços terceirizados de limpeza doméstica em geral.

3. CAPITULO 2

3.1. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a base para as análises de investimentos, a qual tem diferença em relação ao conceito de lucro, que é um conceito contábil, sendo um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros de uma organização, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

Com as informações do Fluxo de Caixa, o administrador pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcularem a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento.

3.1.1. Fluxo de caixa projetado

Tarta-se de uma estimativa de ganhos ou perdas futuras, isso quando o projeto ainda não foi implantado, sendo uma possibilidade futura.

Quando se analisa o fluxo de caixa, se o saldo for negativo significa que a empresa tem gastos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com