TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investrimento economize dinheiro

Seminário: Investrimento economize dinheiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 01

PASSO 01

É comum o uso da palavra investimento ao nosso dia a dia. Podemos nos depara com a analise em diversas circunstâncias.

O simples fato de guardar dinheiro em caderneta de Poupança, cursar uma universidade, comprar um bem, abrir uma empresa entre outras coisas são tratadas como um investimento.

Abaixo iremos mostrar os 03 investimentos mais conhecidos. São breves descrições e a conclusão/opinião sobre cada um deles:

1-Investimentos públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito publico não são com intuito de retorno financeiro, mas sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.

2- Investimentos privados: recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.

3-investimentos mistos: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoa física ou pessoa jurídica de direito privado. Tal investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a toda sociedade e também o retorno financeiro esperado pelo investidor.

Os investimentos são importantes para a economia de um país e de toda a sociedade e também para todas as organizações e ajudam no PIB.

Existem varias opções para investir segue abaixo algumas das opções:

AÇÕES:

Ação é um valor mobiliário, emitido por uma sociedade anônima, cada ação representa uma parte do capital social da empresa e seu detentor [e um sócio, que têm diretos e deveres perante a mesma.

Para uma ação ser negociada publicamente, as S/A`s precisam ter capital aberto com registro na CVM.

As ações podem ser negociadas individualmente (a pessoa escolhe e contrata uma Corretora para intermediar as negociações), ou podem-se adquirir cotas de Fundos de Investimentos ou Clubes de Investimentos.

Fundos de Investimentos: O Fundo é a união de recursos de pessoas físicas ou jurídicas com objetivo de obter ganhos financeiros. O fundo compra ações, das quais todos são “donos” nas proporções dos valores investidos. O mesmo é administrado em forma de condomínio.

Clube de Investimentos: Nesta modalidade só podem se “filiar” pessoa física, e o mesmo só pode conter entre 03 e 50 participantes. Neste caso o Clube deve ser gerido por Sociedade Corretora, Banco de Investimentos e etc., ou no caso, um administrador eleito por assembléia, essa pessoa deve ser autorizada para exercer tal função junto à CVM.

Entre outras particularidades o Clube não pode ter acionistas com carteira maior que 40% dos investimentos. Este formato costuma atrair os novos investidores.

POUPANÇA:

Tipo de investimento mais tradicional. Pode ser feito por qualquer pessoa, em um banco comercial (Itaú, Santander, Bradesco etc.), não precisando ser correntista.

O rendimento da Poupança hoje é medido pela taxa Selic, que é determinada pelo Banco Central. Se a taxa Selic for superior a 8,5% não muda nada, se for igual ou inferior a 8,5%, as CDB e RDB:

CDB – Certificado de Depósito Bancário

RDB – Recibo de Depósito Bancário

Ambos são títulos de renda fixa (taxas determinadas previamente) emitidos por bancos.

É como se o investidor emprestasse dinheiro para o banco e recebesse em troca o pagamento desses juros de empréstimo. Futuramente o investidor recebe o valor investido mais juros/taxa decididas no momento da contratação.

O CDB pode ser negociado antes do vencimento, mas a pessoa perde parte da remuneração (taxa).

O RDB só pode ser rescindido em caráter excepcional, o valor investido é devolvido, porém sem o juros/taxa.

Por isso é importante ter a certeza de que o valor investido não será retirado antes do vencimento acordado com o banco.

PASSO 02

O negócio escolhido para realização desta ATPS é: Comércio de brindes

Foi observado que o setor de brindes, principalmente aqueles regionais, tem grande aceitação dos clientes, e o mercado segue aquecido a partir de junho até dezembro que é o seu pico. Mesmo se tratando de produtos promocionais, são itens com uma boa saída principalmente tendo em vista que nos anos a seguinte o nosso país terá grandes eventos.

Razão Social: Instituto Rachel de Produtos Promocionais e brindes-Me

Nome Fantasia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com