TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iteligencia Artificial

Trabalho Escolar: Iteligencia Artificial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  4.184 Palavras (17 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

O que é exatamente inteligência artificial? Segundo Elaine Rich (RICH, 1988), embora a maioria das tentativas para definir com precisão termos complexos e de utilização ampla seja exercício de futilidade, é necessário delinear pelo menos uma fronteira aproximada em torno do conceito para que se tenha ideia sobre a discussão que se seguirá no capítulo 4. Para fazer isto, propomos a seguinte definição, embora não seja ela universalmente aceita. A Inteligência Artificial (IA) é o estudo de como fazer os computadores realizarem tarefas em que, no momento as pessoas são melhores.

O termo "inteligência artificial" nasceu em 1956 no famoso encontro de Dartmouth. Dentre os presentes a este encontro incluíam-se Allen Newell, Herbert Simon, Marvin Minsky, Oliver Selfridge e John McCarthy. No final dos anos 50 e início dos anos 60, os cientistas Newell, Simon, e J. C. Shaw introduziram o processamento simbólico. Ao invés de construir sistemas baseados em números, eles tentaram construir sistemas que manipulassem símbolos. A abordagem era poderosa e foi fundamental para muitos trabalhos posteriores.

Desde então, as diferentes correntes de pensamento em IA têm estudado formas de estabelecer comportamentos "inteligentes" nas máquinas. Portanto, o grande desafio das pesquisas em IA, desde a sua criação, pode ser sintetizado com a indagação feita por Minsky em seu livro "Semantic Information Processing", há quase trinta anos: "Como fazer as máquinas compreenderem as coisas?" (MINSKY, 1968).

Assim, embora a área de IA seja estudada academicamente desde os anos 50, só recentemente tem gerado um interesse crescente por causa do surgimento de aplicações comerciais práticas. Um fator decisivo para o sucesso desta transição da academia para a indústria são os enormes avanços tecnológicos dos equipamentos computacionais ocorridos nas últimas duas décadas.

Um sistema IA não é capaz somente de armazenamento e manipulação de dados, mas também da aquisição, representação, e manipulação de conhecimento. Esta manipulação inclui a capacidade de deduzir ou inferir novos conhecimentos - novas relações sobre fatos e conceitos - a partir do conhecimento existente e utilizar métodos de representação e manipulação para resolver problemas complexos que são frequentemente não-quantitativos por natureza. Uma das ideias mais úteis que emergiram das pesquisas em IA, é que fatos e regras - conhecimento declarativo - podem ser representados separadamente dos algoritmos de decisão - conhecimento procedimental. Isto teve um efeito profundo tanto na maneira dos cientistas abordarem os problemas, quanto nas técnicas de engenharia utilizadas para produzir sistemas inteligentes. Adotando um procedimento particular - máquina de inferência - o desenvolvimento de um sistema IA é reduzido à obtenção e codificação de regras e fatos que sejam suficientes para um determinado domínio do problema. Este processo de codificação é chamado de engenharia do conhecimento. Portanto, as questões principais a serem contornadas pelo projetista de um sistema IA são: aquisição, representação e manipulação de conhecimento e, geralmente, uma estratégia de controle ou máquina de inferência que determina os itens de conhecimento a serem acessados, as deduções a serem feitas, e a ordem dos passos a serem usados.

ÍNDICE

RESUMO 3

OBJETIVO 5

1 - INTRODUÇÃO 5

2 - História 6

2.1 - A Geração da Inteligência Artificial (1943-1955) 8

2.2 - Entusiasmo Inicial e Grandes Expectativas (1952-1969) 8

2.3 - Sistemas Baseados em Conhecimento (1966-1979) 8

2.4 - A Inteligência Artificial se Torna uma Indústria (De 1980 Até a Atualidade) 9

3 - O Que é a Inteligência Artificial? 9

4 - Aplicações da Inteligência Artificial 10

4.1 - Sistemas Especialistas 11

4.2 - Robótica 11

4.3 - Sistemas Visuais 13

4.4 - Processamento de Linguagem Natural 13

4.5 - Planejamento e Logística 14

5 - Considerações Finais 14

Bibliografia 15

Objetivo

Este trabalho tem por finalidade apresentar um estudo sobre os principais aspectos da Inteligência Artificial (AI).

1 - Introdução

A Inteligência Artificial (I.A.) é hoje um domínio do conhecimento cada vez mais ‘na moda’. Dela fala-se, escreve-se, ouve-se falar, lê-se. Mas saber-se-á o que é na verdade esta ciência, o que estuda, que aplicações práticas tem?

A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência, que procura estudar e compreender o fenómeno da inteligência, e por outro um ramo da engenharia, que procura o modo como os seres humanos pensam, com o objectivo de modelizar esse pensamento em processos computacionais, tentando assim construir um corpo de explicações algorítmicas dos processos mentais humanos.

Os estudos em I.A. actualmente dividem-se em quatro ramos fundamentais. Uma área ligada ao estudo das redes neuronais e ao conexionismo que se relaciona também com a capacidade dos computadores aprenderem e reconhecerem padrões. Um outro ramo ligado à biologia molecular na tentativa de construir vida artificial. Um terceiro relacionado com a robótica, ligada à biologia e procurando construir máquinas que alojem vida artificial. E finalmente o ramo clássico da I.A. que se liga desde o início à Psicologia, desde os anos ’70 à epistemologia e desde os anos ’80 à sociologia, e que tenta representar na máquina os mecanismos de raciocínio e de procura.

A construção de máquinas inteligentes pressupõe ou depende dos seguintes aspectos: filosofia (teorias sobre conhecimento, mente, …), matemática (lógica, probabilidade, decisão, …), psicologia (percepção, memória, …), linguística (sintaxe, semântica, …) e informática (ferramenta).

Na figura ao lado, é representado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com