TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iva Adm Empresas

Monografias: Iva Adm Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS VALE DO ACARAÚ - IVA

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Carlos Augusto Vasconcelos da Costa

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA O CEASA DE TIANGUÁ

TIANGUÁ-CE

2014

CARLOS AUGUSTO VASCONCELOS DA COSTA

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA O CEASA DE TIANGUÁ

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharelado do Curso de Graduação de Administração de Empresas Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú -IVA

Orientador: Professor: Sergio Ricardo de Oliveira Ricardo

TIANGUÁ – CE

2014

PROBLEMATICA.

Implementação de um sistema de informação para o Ceasa de Tianguá.

JUSTIFICATIVA.

A necessidade de tomar decisões em nível crítico de gestão obriga as empresas do agronegócio a coletar e processar grande quantidade de informações, levando-as a investir em tecnologias da informação. Existe no mercado uma série de sistemas e ferramentas para manuseio destas informações. Diante disto, percebe-se a importância da elaboração de estudos

na área, a fim de identificar quais as atividades estão efetivamente utilizando a tecnologia de informação na gestão do agronegócio.

A justificativa para tal estudo, está na importância que a informação representa no processo de tomada de decisão dos gestores do agronegócio. Desta forma, aumentar a eficiência no uso da tecnologia de informação passa a ser fundamental, isto é, dois aspectos devem ser analisados: o conhecimento prático do empresário rural e as novas tendências da administração. Estes constituem componentes chaves que precisam ser incorporados ao processo de inovação tecnológica e na busca de um desenvolvimento agrícola sustentável. O Projeto de Graduação pretende ser desenvolvido para o desenvolvimento de um Sistema de Informação (SI) para a Central de Abastecimento (CEASA) de Tianguá.

Inaugurada em 09 de novembro de 1972, no governo de César Cals, com o objetivo de centralizar a distribuição do hortigrajeiros, a Centrais de Abastecimento do Ceará S.A (Ceasa/CE) fazia parte do Programa Nacional do Controle de Abastecimento de Produtos Hortigranjeiros, implantado pelo Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac), órgão do Governo Federal.

O Programa tinha como objetivo incentivar a construção e dar diretrizes de funcionamento para as centrais dos Estados. A construção da Ceasa/CE foi considerada prioritária pelo Sinac, tendo sido iniciada em 1971. De princípio, por determinação do Sinac, o Programa de Centrais de Abastecimento priorizava os hortigranjeiros. A Ceasa/CE obedeceu a determinação, mas com passar do tempo iniciou-se um processo de diversificação de atividades. Outros segmentos foram introduzidos em seus galpões, fazendo com que a Central assumisse uma forte característica de central de abastecimento polivalente.

Inicialmente, a Ceasa contou com cinco galpões permanentes e um galpão não-permanente, prontos para receber a comercialização de hortigranjeiros. A construtora Norberto Odebrech foi a responsável pelo empreendimento. Mas faltavam os produtores e compradores, que inicialmente, resistiram á mudança do local.

No início da década de 70, os produtos hortigranjeiros eram comercializados nas imediações do Centro de Fortaleza em pequenos mercados na periferia. Não havia nenhum controle de higiene e qualidade dos produtos ou transparência de preço. Os produtores e comerciantes traziam os produtos e os colocavam no chão para esperar o comprador. O Decreto federal nº 705002/72 determinou que a Ceasa iria centralizar o comércio de hortigranjeiros e caberia à Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) gerir as centrais de cada Estado. A resistência ao comércio no novo local só foi vencida depois de seis meses de pleno funcionamento do mercado,no município de Maracanaú-CE.

O primeiro Presidente da Ceasa/CE foi João de deus Cabral de Araújo. Também comandaram a central: Júlio Rangel Pontes, João Pinheiro Freire, Raymundo Gomes Alves, Dalton Costa Lima Vieira, Paulo Afonso Cirino Nogueira, José Barbosa Mota, Jósio de Alencar Araújo, Diógenes Cabral do Vale, José

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com