TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JEREMY BENTHAM

Artigo: JEREMY BENTHAM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 2

As pessoas tomam decisões racionalmente

"... a maior felicidade para o maior número de pessoas é a única medida do certo e do errado."

JEREMY BENTHAM

O economista

Jeremy Bentham (1748 - 1832), que viveu em ondres, era filho e neto de advogados e foi criado para também ser advogado. No entanto, ee recusoou a oportunidade de manter a tradição familiar e, em vez disso, dedicou sua vida às atividades de esritor, ativista e membro do paramento na tentativa de elaborar leis racionais que proporcionassem a maior feicidade possível ao maior número possíve de pessoas.

Bentham, cujo corpo foi embalsamado e é preservado até hoje em um caixão de vidro na Universidade de Londres, foi a primeira pessoa a utilizar o conceito de "utilidade" para explicar as escolhas humanas. Mas, na época de Bentham, a diferença entre expicar e prescrever não era muito clara, e Benthamm desejava utilizarsuas ideias para dizer às pessoas como elas deveriam se comportar. Ele foi um dos primeiros a propor pensões para os aposentados, garantia de estabilidade no emprego e salários mínimos, além de benefícios sociais como educação e atendimento médico gratuitos.

As questões

A análise econômica do comportamento humano no ambiente familiar, no trabalho, nos mercados de bens e serviços, nos mercados de trabalho e nos mercados financeiros baseia-se na ideia de que nosso comportamento pode ser compreendido como uma resposta à escassez. Tudo que fazemos pode ser visto como uma escolha que maximiza o benefício total sujeito às restrições impostas por nossos recursos e tecnologia limitados. Se as preferências das pessoas são estáveis diante de mudanças das restrições, temos a possibilidade de prever como eas reagirão a um ambiente dinÂmico.

A abordagemeconômica explica a enorme transformação ocorrida durante os últimos cem anos na maneira como as muheres alocam seu tempo com uma consequência das mudanças das restrições, e não das atitudes. Avançoes tecnológicos equiparam fazendas e fábricas com máquinas que aumentaram a produtividade tanto de mulheres quanto de homens, eevando, desse modo, os salários que ees podem ganhar. O mundo cada vez mais tecnológico possibilitou tanto para mulheres quanto para homens mais acesso à educação e levou a um grande amento do núero de pessoas com ensino médio e superior completos. Com uma variedade cada vez maior de parafernálias e apetrechos que reduzem o tempo necessário para tarefas domésticas, uma proporção cada vez maior d mulheres participa d força do trabalho hoje.

A explicação econômica pode não ser correta, mas sem dúvida, é de considerar quanto ao crescimento econômico das mulheres.

Livro Economia, Parkin, Michael. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2009, 814p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com