TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

J.Pneus Microeconomia E Macroeconomia

Casos: J.Pneus Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

J. PNEUS, UMA MICROEMPRESA DE CORAGEM

ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria Geral da Administração, Cominicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

Prof. Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches, Mônica Silva

Capanema

2013

Planejamento do Evento

Entrevista realizada com o proprietário da empresa em horário comercial onde foi nos apresentada as instalações e a linha de produção da empresa.

Caracteristicas do Mercado

A empresa tem papel importante no mercado da cidade que é um polo comercial regido pelo município e por cidades vizinhas.

Dados da Empresa

A empresa visitada, J. A. de O. Rocha Me, está localizada na rua Leandro Pinheiro, nº 94, no bairro Garrafão, na cidade de Capanema- Pa, tem como setor produtivo terciário prestação de serviços, pois assim como pesquisado, seu trabalho está relacionado com a reciclagem, diminuindo o impacto da borracha jogada no meio ambiente. Seu porte, de acordo com os critérios do SEBRAE, é de Microempresa.

História da Empresa

A empresa J. Pneus foi fundada no ano de 2008, após a pesquisa de mercado que apontava para a necessidade de uma empresa de recapagem de pneus na região.

Fazendo serviços de qualidade, que logo conquistou a confiança do mercado da região Bragantina e arredor. Em 2010, após ter se firmado como empresa, trabalhando com pneus que vão do aro 15 - 20 passaram também a recapar pneus de moto, produto bem aceito pelo mercado. Mas nem sempre foi fácil, no início, devido a falta de experiência, logo após a abertura da empresa, por não conhecer a intenção de seus clientes, e não ter tomado as precauções devidas, a empresa sofreu grandes dificuldades financeiras, por inadimplência de compradores, porém, seus proprietários acreditando no potencial da região, resolveram se desfazer de um bem da empresa, para assim conseguirem se estabilizar financeiramente.

Atualmente com cinco anos de trajetória, a empresa segue cada vez mais se firmando no mercado, e conquistando novos clientes e experiências para enfrentar novos desafios.

Estrutura Organizacional da Empresa

A empresa em questão apresenta uma estrutura simples, contando apenas com cinco funcionários, sendo que cada um, acumula mais de uma função para si. Com pouca departamentalização, o proprietário se ocupa de todas as funções administrativas, como Recursos Humanos, Finanças e trata diretamente com fornecedores.

Como toda microempresa, seu proprietário retém quase todo o poder para ele próprio, apresentando assim uma liderança centralizada. tendo apenas um gerente que se ocupa do setor de produção, mas que não apresenta poder algum para tomadas de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com