TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUSTIN IN TIME X KANBAN

Pesquisas Acadêmicas: JUSTIN IN TIME X KANBAN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 4

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 Justin In Time

O sistema JIT tem como objetivo fundamental a melhoria continua do processo produtivo. A perseguição destes objetivos dá- se, através de um mecanismo de redução dos estoques, dos quais tendem a camuflar problemas.

Os estoques têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de produção. (Corrêa, Henrique L., Justin In Time, MRP II e OPT, 1993 p; 57)

Sistema que busca um controle de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda, produzindo somente as quantidades necessárias e no momento necessário, e quanto mais se vende mais se fabrica procurando sempre a melhoria nos processos, produção com fluxo continuo favorecendo a redução do desperdício de matéria prima podendo assim obter produtos mantidos em estoques e buscando cumprir com os prazos de entrega.

O sistema JIT é utilizado dentro das fabricas, onde matérias e informações devem fluir de setor para setor, maquina à maquina e ambiente externo e interno, fornecedores e consumidores. Como os fornecedores não mudam com frequência, há uma redução imediata nos custos das negociações de pedidos, a confiabilidade nas entregas praticamente elimina a necessidade de acompanhamento dos pedidos dos fornecedores. A eficiência da produção é influenciada pelo processo de seu planejamento, o qual, em geral,, depende da confiabilidade da previsão de demanda realizada.

Atualmente o sistema JIT busca cada vez mais obter a redução dos estoques para que assim os problemas fiquem mais visíveis para que os mesmos possam ser reparados, ao mesmo tempo em que para o sistema os estoques ainda continuam sendo necessários e uteis para proteger o sistema produtivo de problemas que podem causar a interrupção do fluxo de produção, como por exemplo se um produto que foi repassado para um consumidor final o cliente vier com algum defeito imediatamente haverá no estoque outra peça para substituir a que esta danificada, ou em caso de atrasos de fornecedores , faltas de peças e etc. o estoque sempre será uma vantagem nesse sistema pois terá uma substituição rápida de produtos que por ventura obtiver defeito em sua fase de produtiva de modo que uma fase não atinjam as fases subsequentes.

Ou seja, contudo podemos concluir que o sistema JIT tem como objetivo a busca por eliminar todos os desperdícios e a busca pela melhoria continua em seu processo de produção e de qualidade de seus produtos indo de encontro com as causas de defeitos existentes em alguns produtos, e ele verificou que para que os problemas ficassem mais visíveis eles precisariam diminuir a superlotação dos estoques, alem disso o sistema também é considerado como uma filosofia produtiva, pois como os de mais sistemas existentes ele também possui pontos positivos e negativos que podem comprometer todo o seu processo.

1.2 Kanban

O sistema Kanban é o método de operacionar todo o planejamento e o controle de JIT; usado para controlar os estoques em processos, a produção e o suprimento de componentes. Esse sistema é utilizado por diversas indústrias no mundo inteiro.

O método Kanban possui como características puxar a produção, ou seja, a reposição só é feita à medida que os produtos vão sendo consumidos; alem de possuir um alto controle do que esta sendo fabricado; limitar ao nível Maximo o número de estoques, pois nesse sistema não se trabalha com estoques, tudo é controlado, pois ele não admite falhas por trabalhar com números exatos para não haver perda de dinheiro e para que não atrapalhe o andamento da empresa até por que no método Kanban se trabalha muito com prazos então tem que ser tudo muito certinho.

E para que os objetivos do método sejam cumpridos Kanban primeiro procura vender os produtos para depois fabrica-lo ou ele produz somente um numero x (limitado) para que seja evitado o estoque e no decorrer do processo ele sabe exatamente quanto produzir analisando sempre a saída do produto.

Esse sistema foi gerado em um dado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com