TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogando com as palavras

Tese: Jogando com as palavras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Tese  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Multidiciplinar ll

crianças 0 á 05 anos

Pais participarão de atividades lúdicas na escola

Crianças de 06 á 10 anos Pais apoiam atividades lúdicas

Brincando com as palavras

O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, qualitativa, com o propósito de verificar a importância da Brinquedo teca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, sob o ponto de vista dos professores da Rede Municipal de Ensino de Cornélio Procópio. Considera-se a Brinquedoteca no âmbito educacional, como espaço voltado às brincadeiras, com função lúdica não diretiva e não interventiva da ação docente, objetivando nesta, possibilitar inúmeras vivências e experiências para desenvolver as potencialidades do educando.

Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionários compostos de quatro questões abertas. Participaram desta pesquisa 11 professoras da rede municipal de ensino com formação superior. Após esta fase, o resultado apontou que o grupo pesquisado conhece a importância da Brinquedo teca para mediar aprendizagens no meio educacional, porém, apresentaram um pensamento diferenciado dos referenciais teórico-científicos adotados nesta pesquisa quanto à função lúdica da Brinquedo teca na escola. Concluímos ser necessário à divulgação deste modelo de Brinquedo teca que apresentamos; cursos de atualização aos professores pesquisados, visitas em locais que possuam Brinquedo teca escolar, bem como a adoção de estratégias para reforçar a função da Brinquedo teca como um espaço estimula a autonomia no brincar, destituído de ações indutivas e impositivas por parte dos mediadores deste espaço.

Quando uma criança entra em uma brinquedo teca, a primeira impressão que ela têm é que acabou de entrar no mundo dos brinquedos. Aquela sala toda decorada, com brinquedos de todos os tipos lhe fascina. A primeira sensação é uma liberdade tremenda, pois o que as crianças mais gostam sem sombras de dúvidas é brincar, brincar e brincar…

Universo Recreativo

Infantil 3

Crianças de 4 á 5 anos

Referencias Bibliograficas

Pesquisa de escola Fotos de escola Crianças em atividades

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2ºed. São Paulo: LTC, 1998.

BRASIL. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Resolução CEB nº 01 de 07 de Abril de 1999.

 

. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo. Brasília, DF: Senado. Resolução CNE/CEB 01/04/2002 .

CAMPOS, Maria Malta. A legislação, as políticas nacionais de educação infantil e a realidade: desencontros e desafios. In: MACHADO, Maria Lúcia de A. (org). Encontros e desencontros em Educação Infantil. 3ªed. São Paulo: Cortez. 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com