TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PEDAGÓGICO DE JOGOS TRADICIONAIS COM PROFESSORES DE ESCOLAS EM CATALUNHA/ESPANHA

Por:   •  18/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

A educação física é uma área de conhecimento que se apropria de diversas ciências, porém como se pode perceber facilmente, que quando se fala em pesquisa é dada maior importância às ciências da saúde e em detrimento das ciências sociais e humanas. O mesmo ocorre quando se analisa os conteúdos que são abordados na educação física, os esportes geralmente são tidos como mais importantes que as demais manifestações da cultura corporal.

O presente trabalho aborda a educação física como uma disciplina tanto acadêmica como escolar que deveria presar pelo desenvolvimento integral e humano dos sujeitos sociais envolvidos com critérios científicos, claramente identificados que tipo de conteúdos/conhecimentos, que recursos educativos, didáticos e metodológicos se empregam, que estratégias de avaliação se utilizam e qual orientação/objetivos que se dá a esta disciplina.

Desta forma, neste estudo, são abordados os jogos tradicionais como conteúdos de primeira magnitude, ou seja, não dando maior importância a um ou outro conteúdo e considerando que esportes, expressão e dança, atividades na natureza, exercícios didáticos, são recursos educativos iguais que ampliam e dão maior possibilidades de formação integral e humana dos alunos, atuando em diferentes dimensões de sua personalidade.

2. Objetivos

O objetivo principal deste projeto é investigar se há ou não a abordagem de Jogos Tradicionais na educação física escolar.

Como objetivos específicos estão planteados os seguintes: analisar como se dá o trabalho pedagógico destas manifestações da cultura corporal; descobrir como são abordados (meio para atingir objetivos de outros conteúdos ou se busca uma perspectiva de um fim em si mesmo, com seus sentidos e significados); saber que tipos de interação há entre as escolas e o entorno sociocultural.

Finalmente, sintetizar concretas possibilidades de afirmar os jogos tradicionais como conteúdo a ser desenvolvido na escola, adaptando ao contexto brasileiro da educação física.

3. Metodologia

A presente pesquisa está sendo desenvolvida junto a algumas escolas de Catalunha/Espanha, consistindo em entrevistas com professores que aceitam contribuir com a pesquisa por meio de um termo de consentimento livre-esclarecido.

Os instrumentos de pesquisas utilizados são revisão bibliográfica da produção acadêmica sobre o tema e analise documental dos documentos oficiais que regulamentam a educação física escolar a nível brasileiro, catalão e espanhol. O trabalho de campo a ser feito junto aos professores será realizado com roteiro de entrevista semiestruturado.

A possibilidade de execução do presente projeto é dada através do programa Ciência sem Fronteiras/CAPES/CNPQ, e tem o vínculo de dois grupos de investigação, o Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores/Universidade Federal de Santa Maria e o Grupo de Estudos Praxiológicos/Universidade de Lleida.

4. Conclusões

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a investigação que está sendo realizada, não havendo ainda resultados definitivos. No momento atual estão sendo realizados os primeiros contatos e autorizações junto às escolas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com