TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Tradicionais

Trabalho Escolar: Jogos Tradicionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 3

Resgatar os jogos tradicionais nas aulas de Educação Física, além de proporcionar uma vivencia motora saudável, é uma forma de difundir a cultura popular nas escolas, pois os jogos tradicionais são encontrados em diferentes culturas, fazendo parte da vida de muitas crianças que, brincam nas ruas, praças, calçadas, parques, dentro de casa e na hora do intervalo das escolas, pois tais jogos são transmitidos de geração em geração.

No entanto, cada região, as diferentes gerações adaptam-nos à sua maneira de ser e de viver.

Neste trabalho pretendemos analisar e mostrar a importância e influência do uso dos jogos tradicionais nas aulas de educação física.

Para desenvolvimento deste estudo é aplicada a revisão bibliográfica método que brinda as informações e elementos relacionadas com a matéria estudada.

É perceptível que nos dias atuais, a grande maioria das crianças passam a maior parte do tempo trancadas em suas casas e apartamentos, influenciados pelas mídias, que tem cada vez maior presença dentro de nossas vidas. Isso ocorre por diversos fatores como, por exemplo: a insegurança causada pela violência urbana e pela falta de espaços públicos de lazer, que fazem com que as crianças fiquem horas em frente à televisão e ao computador, perdendo assim, a oportunidade de desfrutar de diversas manifestações da lúdica infantil.

Resgatar os jogos tradicionais nas aulas de educação física, além de proporcionar uma vivencia motora saudável, é uma forma de difundir a cultura popular nas escolas, pois os jogos tradicionais são encontrados em diferentes culturas, fazendo parte da vida de muitas crianças que, brincam nas ruas, praças, calçadas, parques, dentro de casa e na hora do intervalo das escolas, pois tais jogos são transmitidos de geração em geração.

Podemos citar o estudo de Betti (1998), que demonstra que os adolescentes brasileiros investem em média quatro horas por dia vendo televisão, podemos citar também a pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE, 2005), que nos mostra que no seguimento infanto-juvenil (dos 04 aos 17 anos), ao longo das 24h do dia, os canais de TV por assinatura apresentam um alcance diário médio de 56,7%, ou 497 mil pessoas por dia, que gastam em média 2h20 em frente à TV paga.

A sociedade atual está em uma grande necessidade de cuidar do corpo, possui uma necessidade crescente, concreta, ágil, mais empreendedora de que é necessário melhorar a condição de vida, levando em conta, a importância da Educação Física.

É necessário viabilizar um espaço para que as vivências de algumas práticas relevantes para o aluno jovem e adulto possibilitem o trabalho com a timidez, a auto-estima, o convívio e o conhecimento do corpo, assim como as relações interpessoais necessárias ao desenvolvimento da cidadania.Valorizar, apreciar e desfrutar dos benefícios advindos da cultura corporal de movimento.

Para Souza (2001) a concepção dos jogos tradicionais tem ligação com alguns aspectos mágico-religiosos. Alguns brinquedos tradicionais muito antigos foram introduzidos inicialmente em forma de cultos, tais como a bola, o arco e o papagaio, porém, com a capacidade de criação e imaginação as crianças foram transformando em objetos das suas brincadeiras.

A origem dos brinquedos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com