TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jorge1668@hotmail.com

Artigo: Jorge1668@hotmail.com. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

Responda:

1) Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e pra quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

R: : Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).

2) O que mostra a curva de possibilidade de produção (CPP)?

R: A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) mostra como o produto potencial de uma economia (ou produto de pleno emprego) pode ser repartido nos diferentes produtos e, assim, o trade-off entre produções distintas, ou seja, dada produção atual, o quanto a sociedade tem que abrir mão de determinado bem para poder produzir, e conseqüentemente consumir, mais do(s) outro(s) bem(ns).

3) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

R: Para os mercantilistas, a riqueza de um país era dada pelo seu estoque de metais preciosos. Com isso, buscava estabelecer os princípios de como fomentar o comércio exterior no intuito de entesourar tais metais.

Os fisiocratas negariam tal visão, considerando que a riqueza consistia em bens produzidos com ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração. Em suma, só a terra teria a capacidade de multiplicar a riqueza.

4) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

R: Adam Smith foi o grande precursor da Teoria Econômica. Suas principais ideias são: 1-) o conceito da “mão invisível”, segundo o qual a livre atuação do mercado, sem interferência do governo, levaria a um equilíbrio na provisão dos serviços, ou seja, os agentes econômicos, na busca de seus próprios interesses individuais, conseguiriam prover os bens e serviços necessários para o bem-estar da sociedade; 2-) O conceito de Valor Trabalho e a defesa da divisão do trabalho como um dos fatores decisivos para aumentar a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com