TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornada De Trabalho

Casos: Jornada De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

JORNADA DE TRABALHO: FATOR QUE INTERFERE NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

INTRODUÇÃO

A enfermagem vem sofrendo modificações na dimensão do seu processo de trabalho, vivenciando muitas vezes uma rotina estressante e exaustiva sem planejamento em suas atividades ocasionando cansaço e sobrecarga, devido geralmente a longa jornada de trabalho. De acordo com esta realidade, questionamos: Como o profissional qualifica a assistência prestada por enfermeiros e será que ele percebe que o acúmulo de empregos afasta de ver o cliente?

OBJETIVO

 Identificar os fatores decorrentes da jornada de trabalho que afetam a qualidade da assistência de enfermagem prestada pelo enfermeiro em um hospital geral.

 Propor estratégias passíveis de contribuir para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem.

REFERENCIAL TEÓRICO

Qualidade da assistência x sobrecarga de trabalho

A assistência no atendimento básico como prevenção, curativo e reabilitação desenvolvida pela equipe de enfermagem muitas vezes não são aplicadas por conta da sobrecarga de atividades e também na correria, no esgotamento, deixando os profissionais apáticos e cansados, o estresse e a desmotivação com conseqüentes conflitos e insatisfações.

No momento em que o enfermeiro for visto com direito a um ambiente onde existam condições de trabalho, já terá melhorias de vida gerando bem-estar no aspecto físico e mental. Qualidade de vida no trabalho é ouvir as pessoas e ultilizar o máximo suas potencialidades. Ouvir é procurar saber o que as pessoas sentem, querem, pensam, é desenvolver nas pessoas condições para que elas, ao se desenvolverem, consigam desenvolver a empresa.

ASPECTOS METODOLÓGICOS

Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva sobre jornada de trabalho. A pesquisa descritiva registra, analisa e interpreta os processos atuais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao longo dos anos a enfermagem tem-se empenhado em assistir o ser humano da melhor forma. Diante de pesquisas, as condições de trabalho dos enfermeiros refletem no desgastes físico e emocional. Muitos desses profissionais tentam superar esses problemas buscando motivação com o dinheiro e conhecimento para seguir jornada dupla de trabalho. Com esse modo de trabalhar, nem todo profissional consegue uma excelência nas suas atividades distanciando o cuidado humano ou se mantém desempenhando as atividades sem grandes satisfações. A falta de uma reorganização destes profissionais sobrecarrega-nos e passam suas atribuições aos técnicos e auxiliares de enfermagem resultando na redução da qualidade da assistência.

Para a melhora na qualidade da assistência de enfermagem são recomendadas estratégias e também medidas estruturais nas organizações de saúde como forma de melhorar a vida dos profissionais de enfermagem.

Para alcançar esta meta, é indispensável a união destes profissionais na luta por seus ideais, só assim as estratégias poderão se tornar realidade para todos enfermeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com