TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornal

Resenha: Jornal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas. Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais. No entanto, há também jornais com conteúdo especializado em economia, negócios ou desporto, entre outros. A periodicidade mais comum dos jornais é a diária, mas existem também aqueles com periodicidade semanal, quinzenal e mensal. O jornal foi o primeiro - e, por muito tempo, o principal - espaço de atividade profissional do jornalismo.

A crise econômica de 2008, combinada com o rápido crescimento de alternativas na internet, causou um grande declínio na publicidade e circulação dos jornais, com vários deles fechando ou reduzindo suas operações mundialmente 1 , uma exceção é o Brasil no qual a tiragem dos jornais impressos cresceu 4.2% em 2010.2

Os jornais contemporâneos normalmente são impressos em um tipo específico de papel espesso e áspero - o papel-jornal ou "papel de imprensa", (newsprint em inglês), um papel reciclado, obtido de pedaços de madeira não aproveitados na fabricação de móveis e fibras recicladas.3 , cortado em folhas de tamanhos padronizados.

Tamanho standard - entre 60 cm x 38 cm e 75 cm x 60 cm.

Tamanho tabloide - cerca de 38 cm x 30 cm.

Tamanho tabloide berlinense (ou europeu) - cerca de 47 cm x 31,5 cm.

Tamanho microjornal.

Os jornais tipicamente atendem quatro critérios:4 5

Abrangência: seus conteúdos são razoavelmente acessíveis ao público em geral.

Periodicidade: é publicado a intervalos regulares.

Atualidade: sua informação é atual.

Universalidade: cobrem um amplo número de assuntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com