TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições Do Jornal Para A Leitura E Produção De Texto

Exames: Contribuições Do Jornal Para A Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  7.731 Palavras (31 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 31

Resumo

Este artigo traz informações sobre as Contribuições que o jornal escolar trouxe para o desenvolvimento da leitura e da escrita cuja pesquisa foi realizada na turma do 5 º ano “ E “ da EMEF Cora Coralina no Distrito de Jaci Paraná Porto Velho/RO.Os autores pesquisados, como Tisatto, falam da importância da boa relação entre a coordenação pedagógica e o corpo docente e discente para planejarem e executarem a necessidade de inovações que foram mostradas através da vida e da criação do primeiro jornal escolar pelo pedagogo Freinet, assim como Pietri trouxe orientações para se trabalhar os textos a serem selecionados para a publicação cujo resultado mostrado através das respostas dos sujeitos investigados: coordenador, professor, pais, assim como os próprios textos dos alunos comprovam que a produção do jornal escolar contribui significativamente para melhoria da qualidade das produções de textos e para e integração das comunidades escolar e familiar cujo objetivo é o desenvolvimento educacional da criança.

CAPITULO I

1.1.O PROBLEMA

De que forma o jornal escolar contribui para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita nos alunos?

1.2. JUSTIFICATIVA

De acordo com observação do investimento didático e metodológico dos professores para a facilitação do desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do 5º ano da Escola Municipal de ensino Infantil e Fundamental Cora Coralina resolvi estudar as contribuições teóricas e analisar o trabalho realizado através das produções de jornais.

Para esta pesquisa serão lidos resumidos e analisados teóricos que descrevam a história do jornal história e a importância das produções de jornais na escola e metodologias para a realização deste trabalho bem com as Normas das Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT; assim como observarei também as metodologias utilizadas e o desenvolvimento adquirido pelos alunos.

Esta pesquisa contribuirá para que a coordenação pedagógica possa ter mais um aporte seguro uma vez que o jornal serve para viagem a outro universo, através da criação prazerosa e da leitura curiosa, real e imaginária. A comunidade escolar será beneficiada com sua auto valorização pois sua vida será registrada e lida além de outras troas de saberes que estarão intrínsecas e elevarão sua auto estima.

Quanto a mim como coordenadora pedagógica serei enriquecida na medida em que conhecerei mais teorias, conviverei com a comunidade docente e discente tendo a oportunidade de estar levando novas sugestões destas teorias para o assessoramento desse modo na elaboração desta modalidade de texto.

1.3. OBJETIVO GERAL

• Identificar em que medida habilidades de escrita e produção de textos foi desenvolvida nos alunos que produziram o jornal escolar

1.3.1.objetivos específicos

• Observar de que maneira é produzido o jornal escolar na escola Cora Coralina

• Analisar o desenvolvimento adquirido através das produções de texto e das leituras dos jornais.

1.4.DELIMITAÇÃO DO TEMA

• Contribuições do jornal escolar para a leitura e a produção de textos dos alunos do 5º ano da E.M.E.I E F Cora Coralina sob o olhar do coordenador pedagógico

1.5.METODOLOGIA

Esta pesquisa terá caráter qualitativo porque segundo Bodke e Bilden apud Andre (1992 p. 6) possui as seguintes características

• possui caráter natural,avaliador e sujeitos a serem avaliado

• os dados a serem coletados são predominantemente analíticos

• A preocupação com o processo (estudo, observação e análise) é tão relevante quanto o produto(a classificação do resultado)

• Haverá entrevista analítica que direcionam as perguntas aos frutos da produção do jornal escolar.

1.5.1 características da população

A população a ser pesquisada será o 5º ano da Escola Municipal e Ensino Fundamental Cora Coralina, situada no distrito de Jaci Paraná ,município de Porto Velho/RO e serão selecionados cinco textos para analise linguística com a professora titular será entrevistada bem como os pais sobre a auto estima da criança quanto ao seu desempenho das escritas e leituras dos jornais. os alunos autores dos textos selecionados sobre a metodologia e os resultados.

1.5.2.seleção da amostra e suas características

A Secretaria Municipal de Educação - SEMED, em parceria com o Instituto Camargo Correa, empresa que está construindo a Usina Hidrelétrica de Jirau, formaram alguns projetos dentre os quais está o Programa Escola Ideal para melhorar as escolas rurais e EMEF urbanas neste município de Porto Velho, denominado Jornal Escolar (Primeiras Letras com a ONG “Comunicação e Cultura”) - implantado em maio/2011; publicação de 4( quatro) exemplares/ano a cada escola e as atividades serão desenvolvidas pela Camargo Correa/ e Instituto Primeiras Letras pelo período de 2 (dois) anos. Neste programa foram contempladas treze escolas: (EMEF 03 de Dezembro, EMEF Cora Coralina, EMEF Flor do Cupuaçu, EMEF Joaquim Vicente Rondon, EMEF Manuel Pedro Pereira, EMEF Marechal Rondon, EMEF Nª Senhora de Nazaré, EMEF Santa Júlia, EMEF Maria Izaura, e EMEF Ulisses Soares)

A amostra foi escolhida através de um sorteio entre as turmas do 3º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cora Coralina que está localizada no Distrito de Jaci Paraná, no Município de Porto Velho/RO. Uma vez realizado o sorteio ficou determinado que fizesse parte desta pesquisa os alunos do 5º ano E do ensino fundamental, período matutino cujos componentes encontram-se na faixa etária entre os 11 e 15 anos de idade. Nesta turma há 25 alunos, sendo l5 do gênero masculino e 10 de gênero feminino. Na sequencia o quadro ilustrativo com amostra do estudo:

Tabela 1-quantidade alunos estudados

série Gênero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com