TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jose Sarney

Trabalho Escolar: Jose Sarney. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

JOSÉ SARNEY

José Ribamar Ferreira de Araújo Costa nasceu na cidade de Pinheiro, Maranhão, em 24 de abril de 1930. Adotou o nome de Sarney em homenagem ao pai. Formado em direito, ingresso na política como suplente do deputado federal pela UDN.

Foi eleito por dois mandatos como deputado federal. Em 1964 fez oposição ao golpe militar que depôs o presidente João Goulart. Em 1965, aderiu ao partido governista; a Arena. Havia acordos a cumprir, reações a apaziguar, crises a superar, um país a reestruturar. Sarney foi sereno, firme, moderado e cumpriu todas as missões que lhe foram impostas. Restabeleceu laços com países que se tornaram fundamentais para o crescimento brasileiro mais de 20 anos depois, como a China. Trabalhou pela integração com os vizinhos da América do Sul. Iniciou a organização das finanças, trazendo nomes que, anos depois, usaram a experiência de seu governo para elaborar o Plano Real. Foi pioneiro na busca da justiça social, com programas focados nos mais pobres e mais carentes. Sempre respeitou os demais Poderes.

Ingresso no PMDB e foi indicado a vice-presidente na chapa de Tancredo Neves. Em virtude do falecimento de Tancredo, assumiu a presidência no dia 15 de abril de 1985 teve seu mandato de cinco anos. O período de governo foi marcado por medidas econômicas de combate à inflação e pelo estabelecimento de uma nova Constituição. Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Carta, considerada a mais democrática da história brasileira, estabeleceu eleições diretas em dois turnos para presidente, governador e prefeito. O primeiro plano econômico de Sarney foi o Plano Cruzado lançado em 1986 onde ouve a extinção do cruzado

Ao lado de sua vida política, José Sarney desenvolveu uma extensa carreira literária, como autor de contos, crônicas, ensaios e romances. Criador do Suplemento Literário de O Imparcial, participou de um grupo de escritores e artistas que se reunia na Movelaria Guanabara, em São Luís

Sarney foi eleito em 17 de julho de 1980 para suceder ao escritor José Américo de Almeida na Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira 38, que tem como patrono o poeta Tobias Barreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com