TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Josimar Borges

Trabalho Universitário: Josimar Borges. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre produção mais limpa P+L.

O assunto abordado na palestra que foi os Princípios da P+l, que fala sobre como prevenir e evitar, reduzir impacto ambiental, assim também podendo virar um lucro maior para a empresa.

Foi comentado também que com um bom planejamento e organização dentro das empresas, pode-se sim reduzir o impacto ambiental. Com um bom planejamento e estudos em cima dos resíduos gerados pela empresa, reaproveitando-os para ser elaborado um novo produto para ser colocado no mercado.

Na palestra foi falado também sobre esse SGA, foi falado bastante sobre a reutilização dos resíduos resultantes dos processos de trabalho, outra questão foi a lucratividade que atingida com o tempo. Porem há varias barreiras no processo de implantação, pois gera gastos e uma maior não de obra, tendo que contratar mais pessoas preparadas para obter resultados, há uma grande controvérsia da gerencia a respeito de “sempre foi assim, porque mudar agora”?

Para a implementação da P+L gerar grandes resultados para o meio ambiente e para o bolso, deve se entender todo o processo. Analisar principalmente a matéria-prima, questionando de onde vem, como e quando são gerados. O CNTL (Centro Nacional de Tecnologia Limpas – SENAI) indica cinco etapas de implementação e seu conceito:

ETAPA 1: Planejamento e Organização , Obter comprometimento e envolvimento da alta direção, Estabelecer a equipe do projeto, Estabelecer a abrangência da PmaisL, Identificar barreiras e soluções.

ETAPA 2 : Pré-avaliação e Diagnóstico, Desenvolver o fluxograma do processo, Avaliar as entradas e saídas, Selecionar o foco da avaliação da PmaisL.

ETAPA 3: Avaliação de PmaisL, Originar um balanço material e de energia, Conduzir uma avaliação de PmaisL, Gerar opções de PmaisL, Selecionar opções de PmaisL.

ETAPA 4: Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, Avaliação preliminar, Avaliação técnica, Avaliação econômica, Avaliação ambiental, Selecionar as opções a serem implementadas Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI.

ETAPA 5: Implementação de Opções e Plano de Continuidade, Preparar plano de implementação de PmaisL, Implementar as opções de PmaisL, Monitorar e avaliar, Sustentar atividades de PmaisL.

Com analise de tudo a P+L tem papel importante, principalmente pela geração dos impactos ambientais produzidos nas indústrias, que aumentam a produção constantemente devido a procura do produto, e aumento da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com