TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Judo

Resenha: Judo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

O judô como prática desportiva no século XXI foi difundido de forma que pessoas das mais variadas idades aderiram ao esporte, sendo esse praticado como competição ou apenas como recreação. (FRANCHINI, 1996, p.127)

Essa “emancipação” do esporte ocorreu devido ao fato de que ele traz uma série de benefícios físicos ao praticantes, como o aumento da resistência muscular, da força e da flexibilidade, sem falar da nítida perda de peso, se tratando de um esporte que exige muito do atleta/praticante em treinamentos. (FRANCHINI , 1996, p. 61-68)

A técnica é fundamental e um princípio geral para essa prática esportiva, sendo que alguém que deseje iniciar seus conhecimentos em judô deve aprender posições básicas, pegadas, movimentos do corpo, desequilíbrios e quedas. Dessa maneira se torna indispensável o ensino de habilidades motoras que farão com que o atleta adquira habilidades e conhecimentos essenciais para seu desenvolvimento esportivo. (FRANCHINI, 1996, P.97-127)

Dessa maneira, um atleta que desenvolve seus órgãos sensoriais, seu mecanismo perceptivo e alia esses dois conhecimentos com suas evoluções físicas e psicológicas, com certeza estará em um patamar de alto rendimento, já que terá a força e conhecimento necessários para desequilibrar seu adversário, da mesma maneira que perceberá com antecedência a tentativa de um golpe, assim como saberá lidar com situações adversas no combate. (FRANCHINI, 1996, p.128-129)

Apud Motta e Santos (1991) “durante a situação de competição, o atleta com maior capacidade de prestar atenção, isto é, selecionar as informações mais relevantes, tem mais chances de sucesso durante o confronto. Portanto, atletas que tenham capacidade de processar mais informações e de maneira mais eficaz tem mais chances de alcançar um melhor desempenho.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com