TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karate E Judo

Monografias: Karate E Judo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

KARATÊ

Atualmente o karatê tem crescido no Brasil e no mundo, sua pratica é ensinada principalmente em clubes e academias e até mesmo em algumas escolas no nosso país.

Existe certo preconceito em relação a essa modalidade de luta nas aulas de educação física, e um dos motivos pode ser a falta de conhecimento de alguns professores ou até mesmo as escolas, que temem um aumento de agressividade entre os alunos devido ao ensino da arte marcial. É importante salientar a importância do karatê como um meio de formação favorável ao desenvolvimento motor, social, cognitivo, ético e emocional dos alunos.

Não se sabe a data em que surgiu o karatê, pois não existem registros que comprovem, sabe-se que tem origem em uma ilha ao sul do Japão chamada okinawa, onde foram desenvolvidas formas de combates sem armas.

Karatê é uma palavra japonesa que significa mãos vazias; é uma arte marcial, fazendo o uso de todas as partes do corpo para fins de autodefesa, surgiu no Brasil entre 1950 e 1957, no estado de São Paulo juntamente com os primeiros japoneses.

Tem como objetivo a aperfeiçoação do individuo, através de treinamentos e disciplina corpo/mente, é um excelente meio de defesa e desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora. O condicionamento físico e também é reconhecido por seus valores terapêuticos, Através do treinamento é possível desenvolver o corpo até atingir um alto grau de aptidão e agilidade, dominando todos os movimentos do corpo, como saltos, flexões e os balanços, aprendendo movimentar os membros e o corpo em todos os sentidos. Através da luta jovens e crianças aprendem a lidar com as relações interpessoais, a reconhecer seus companheiros e a trabalhar a solidariedade e cooperação, pois um dos lemas da luta são o respeito e o autocontrole que são ensinados como plataforma no desenvolvimento do caráter do praticante.

Com a prática do karatê, o iniciante primeiramente aprendera a moldar o punho, as posturas básicas, as posições, os bloqueios e os ataques. Tecnicamente o karatê é composto por Todome-waza (golpe definitivo), técnicas de defesa que anula o ataque do oponente, técnicas de suporte, princípios mentais e físicos para a execução correta das técnicas.

Kihon e kata são movimentos formais, onde os praticantes procuram desenvolver golpes de defesa e ataque em varias direções.

Em-bu é uma luta combinada, os praticantes desenvolvem a defesa pessoal com oponentes ou adversários de porte físico superior.

Kumitê é um combate real, os praticantes utilizam conhecimentos de kihon e em-bu, testam suas habilidades e aplicam as técnicas de acordo com o adversário, buscando sempre o todome-waza (golpe definitivo), porem sempre levando em consideração o respeito e a disciplina que são características que demonstram o equilíbrio do individuo.

Quando a pratica é direcionada a finalidade educativa, pode-se obter equilíbrio, tranquilidade física, mental e social. O valor educativo da pratica na formação dos jovens é evidente, desde que devidamente orientada, aplicando atividades, transmitindo a origem, rituais e principais regras, através de pesquisas, vídeos e filmes que os professores podem propor nas aulas de educação física.

É importante ensinar a modalidade de um modo lúdico, afim de não prevalecer a competividade entre os alunos. Desse modo destacamos alguns jogos de lutas como processo de aprendizagem, como o cabo de guerra, jogos de ataque e defesa no sentido de permitir os movimentos base característicos dessa modalidade.

Percebemos que o aprendizado do karatê pode ser altamente benéfico, desde que ensinado de maneira correta. O ensino serve na verdade como uma forma de descarga para os impulsos agressivos, presente no dia a dia das crianças e dos jovens das escolas e também para fortalecer o sistema imunológico, para aliviar o stress, melhorar a postura, trabalhar a concentração e a coordenação motora.

JUDÔ

Foi criado no Japão em 1882, pelo professor de educação física Jigoro Kano que tinha o objetivo de criar uma arte em defesa pessoal. Chegou ao Brasil em 1922, com a imigração japonesa.

É uma mistura de técnicas do Jiu Jitsu com outras modalidades de lutas orientais. Os seus Objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espirito de forma integrada.

Jigoro Kano observou suas técnicas e concluiu que poderiam ter valor educativo para jovens, com a intenção de oferecer oportunidade de aprimoramento do seu autodomínio para superar a própria limitação, passou a ter como meta transformar arte marcial em um esporte que pudesse trazer benefícios para o homem ao invés de somente utiliza-la em uma defesa pessoal.

As lutas de judô são praticadas num tatame com duração de cinco minutos, e vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta ninguém conseguir o ippon, vence aquele que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com