TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juros E Simples E Compostos

Trabalho Universitário: Juros E Simples E Compostos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

CAPITALIZAÇÃO DE JUROS SIMPLES E COMPOSTO

No regime de capitalização composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. Os Juros composto caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. É fundamental portanto que em regime de capitalização composto se utilize a chamada “taxa equivalente” devendo sempre estar expressa para o período capitalização ,sendo que o “n”(número de períodos )representa o número de períodos de capitalização. No regime de juros composto é mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Matematicamente, o cálculo de juros composto é conhecido por cálculo exponencial de juros.

No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de calculo durante o período de calculo dos juros. Na modalidade de juros simples a base de cálculo é sempre o valor atual ou valor presente (PV). O regime de capitalização simples representa portanto ,uma equação aritmética ,sendo que o capital cresce de forma linear ,seguindo uma reta logo é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total .O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação ou custo financeiro real elevado ,a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendado para aplicação de curto prazo . É ai que a entra HP 12C por se tratar uma de calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno amortização. A HP 12C utiliza método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos.

Foi lançada pela empresa de informática e tecnologia estadunidense Hewlett-Packard em 1981, em substituição as calculadoras s HP 38E e 38C. Para oferecer uma alternativa com menor custo. A HP 12C acabou sendo uma ferramenta importante na área da administração por facilitar os cálculos com as suas formulas facilitando assim a vida dos administradores .

Caso A :

1- Falso

Total do casamento

3.075,00 – Terno e Sapato

2.464,50 – (Referente a 25% da entrada do BUFFET)

10.000,00-Empréstimo

TOTAL: 15.721,50

2- Verdadeiro

Fv- 10.000,00

Pv-7.939,50

N-10 Meses

I – ( Dado pela calculadora HP) 2,3342%

3- Falso

Pv- 6.893,17

I-0,0781

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com