TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Just In Time

Exames: Just In Time. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 7

. Introdução

O sistema de produção em massa, popularizado por Henry Ford, e aplicado inicialmente na indústria automotiva, se tornou padrão incontestado em todo o mundo por garantir altas taxas de produção por trabalhador e permitir a disponibilidade de produtos a preços baixos. Este método americano de produção, não questionado por um longo período, disseminou-se para outras indústrias e passou a desfrutar de um sucesso irrestrito nos mercados mundiais pelo fato de reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala e dos estudos da organização racional do trabalho (divisão do trabalho, desenho de cargos e tarefas, padronização etc.).

Após a Segunda Guerra Mundial com a derrota das Potências do Eixo, grupo de países do qual o Japão fazia parte, e principalmente após os ataques nucleares de Hiroshima e Nagasaki, o cenário do país japonês era de destruição.

O Japão na década de 50 deu início a seu processo de reestruturação. Na tentativa de reerguer suas indústrias, que tinham uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente impedia a adoção do modelo de produção em massa, os japoneses começaram a estudar os métodos americanos de produção, com particular atenção as práticas da administração científica e de controle da qualidade, e adaptá-los a realidade de seu país.

Na Toyota Motor Company, Toyoda Sakichi, Toyoda Kiichiro, Taichii Ohno e Shigeo Shingo começaram a incorporar os conceitos de Ford e outras técnicas em uma nova abordagem de produção denominada de Sistema Toyota de Produção.

Este modelo japonês de produção objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.

Just in time

O Just in Time (JIT) surgiu no Japão, em meados da década de 1970, sendo sua ideia básica e seu desenvolvimento creditados á Toyota Motor Company, que buscava um sistema de administração que pudesse coordenar, precisamente, a produção com a demanda específica de diferentes modelos de cores de veículos com o mínimo atrasado.

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O Just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

Nas fábricas onde está implementado, o stock de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política Just in time. Esta redução, gera, porém, vulnerabilidade em eventuais problemas de fornecimento, já que fornecedores alternativos foram excluídos. A melhor maneira de prevenir esta situação é selecionar cuidadosamente os fornecedores e arranjar uma forma de proporcionar credibilidade dos mesmos de modo a assegurar a qualidade e confiabilidade do fornecimento (Cheng et. al., 1996, p. 106). ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Just_in_time)

Objetivos do Just in Time

A principal meta do JIT é o alcance de Estoque Zero, confinado não apenas dentro de uma só empresa, mas por meio de toda uma cadeia de suprimentos. Mesmo para atingir sucesso parcial, é necessário pensar longe, além da finalidade do controle de estoque por si só, contemplando virtualmente todos os aspectos do controle gerencial (HUTCHINS,1993).

Um dos problemas enfrentados pelo JIT é o estoque de matéria-prima. A matéria-prima pode ser mantida pela imprevisibilidade da qualidade dos fornecedores, mas também por razões internas, como falta de esmeradas previsões de demanda, quebra de alguma máquina ou equipamento, perda relacionada à qualidade do produto e outras.

O JIT não é um objetivo facilmente atingível; é um termo recentemente popular para descrever o tipo de sistema que resulta da adoção de uma abordagem de integração total de sistema. O termo pretende transmitir a ideia de que os três principais elementos de manufatura – recursos financeiros, equipamento e mão de obra – são colocados somente na quantidade necessária e no tempo requerido para o trabalho.

Uma vez que o desenvolvimento de processos e produtos de alta qualidade é uma responsabilidade de toda empresa, e não somente de uma única área, a palavra manufatura inclui todas as funções da empresa (isto é, engenharia, produção, vendas, finanças, controle de qualidade, etc.) e não somente produção.

Para se obter o máximo de benefício de um sistema de manufatura just in time é ne Embora haja quem diga que o sucesso do sistema de administração JIT esteja calcado nas características culturais do povo japonês, mais gerentes e acadêmicos têm-se convencido de que esta filosofia é composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo. Algumas expressões são geralmente usadas para traduzir aspectos da filosofia just in time:

- Produção em estoque;

- Redução do custo de materiais: são as reduções diretas em aquisição, recepção, inspeção e custos de armazenagem;

- Manufatura de fluxo contínuo;

- Esforço contínuo na resolução de problemas;

-Melhoria contínua dos processos;

Características do just in time

O sistema de produção que adota a filosofia JIT deve ter determinadas características, as quais formam um corpo coerente com os princípios do JIT.

Entre várias características estão:

O sistema JIT não se adapta perfeitamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com