TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Justiça restaurativa

Resenha: Justiça restaurativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Resenha  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  174 Visualizações

Efetivar a aplicação da Justiça Restaurativa no ordenamento jurídico pátrio, visando a necessidade de práticas restaurativas para a resolução de conflitos, para a pacificação social e para que seja respeitado o princípio da dignidade da pessoa humana.

Há quem diga que a proposta é muito leve para os ofensores, mas Zehr garante que não. "É muito difícil encarar a vítima. Acompanhei membros de uma gangue nessa situação. Eles tremiam tanto que precisaram de um tempo para se recompor. Para eles, ir para a prisão era muito mais fácil. (PRADO; NUNES, 2008) .

Howard Zehr afirma que a maioria dos ofensores já foram vítimas ou se sentem vítimas de alguma forma e veem no crime uma resposta para isso. Quando o infrator é simplesmente punido, a ideia de vitimização é reforçada, com a imposição de um estigma de criminoso e, depois, de ex-presidiário. Estudos psiquiátricos demonstram que toda violência é um esforço para se fazer justiça ou para se desfazer uma injustiça.

O que a justiça restaurativa sugere é que haja respeito entre todos, porque respeito gera respeito. "Nada funciona melhor para reprogramar o cérebro do que a empatia. Quando o infrator entende a vítima - e vice-versa - estabelece-se uma relação entre seres humanos", diz Zehr. Isso não significa que a vítima tenha a obrigação de perdoar o infrator, ela pode perdoar ou não, mas, de todo modo, terá suas necessidades, inclusive de justiça, atendidas. (PRADO; NUNES, 2008) .

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com