TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1- Qual A Importância Da Justiça Restaurativa Na Ressocialização Das Pessoas Em Conflito Com A Lei ?

Artigo: 1- Qual A Importância Da Justiça Restaurativa Na Ressocialização Das Pessoas Em Conflito Com A Lei ?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  2.021 Visualizações

Página 1 de 2

1- Qual a importância da Justiça Restaurativa na ressocialização das pessoas em conflito com a lei ?

É muito importante punir para dar exemplo á sociedade, porém restituir se torna de igual importância tanto para o individuo quanto para a sociedade. A justiça restaurativa tem grande valia nesse quesito, pois traz de volta um filho perdido da nação.

2- Desenvolva , a partir do texto, a crítica destacada pela Juíza Vera Lucia Deboni, sobre a situação de privação de liberdade.

A privação da liberdade tal como hoje se vê constitui absoluta ofensa aos direitos fundamentais da pessoa humana, em franco desrespeito à Constituição da República e à legislação vigente.

A prisão como imposição do Estado, na prática, representa muito mais do que a privação da liberdade do réu (condenado ou não). Inicialmente concebida como

meio de segregação do acusado enquanto se aguardava o julgamento ou a execução da sentença .

atualmente muito pouco ou quase nada se observa no que diz com o cumprimento das finalidades teóricas a que ela se propõe – retribuição, prevenção e ressocialização.

QUESTÃO

É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria?Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga,por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado

normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental.Ética. Brasília,

2012. Disponível em: <portal.mec.gov.br>. Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado).

Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes.

I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.

II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista

por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.

*III.Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.

É correto o que se afirma em

A I, apenas.

B III, apenas.

C I e II, apenas.

D II e III, apenas.

*E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com