TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kurt Lewin

Pesquisas Acadêmicas: Kurt Lewin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 6

Kurt Lewin

KURT LEWIN

INTRODUÇÂO

Psicólogo Alemão, nasceu em 9 de setembro de 1890 em Mogilno Alemanha, morreu em Newtonveille, Massachusetts, EUA em 12 de Fevereiro de 1947.

A teoria Lewiniana decorre diretamente do sistema Gestaltista ao qual Lewin originalmente se filiou. Focalizando sua atenção mais no fenômeno psicológico de motivação do que no de percepção, Lewin desenvolveu uma teoria dinâmica da personalidade cujos princípios fundamentais de sua teoria serviram e ainda servem, de fonte inspiradora do trabalho de inúmeros psicólogos sociais.

CAPÍTULO I TEORIA DE CAMPO EM CIÊNCIA SOCIAL

O que é teoria de campo?

“A teoria de Campo se caracteriza melhor como um método, isto é, um método de analisar relações causais e de criar construções científicas. Este método de analisar relações causais pode ser expresso sob a forma de determinadas afirmações gerais sobre a natureza das construções de mudança”

Uma das afirmações básicas da teoria de campo psicológico pode ser formulada da seguinte maneira: Qualquer comportamento ou qualquer mudança no campo psicológico depende somente do campo psicológico naquele momento.

Como determinar as propriedades de um campo num determinado momento.

O passado e o futuro psicológico são partes simultâneas do Campo psicológico num determinado tempo.

Para determinar, as propriedades de uma situação presente ou fazer um diagnóstico, pode-se obedecer a dois procedimentos diferentes: Basear a afirmação em conclusões da história (Anamnese), ou usar testes diagnósticos do presente.

Resumindo, o campo psicológico que existe num dado momento contém também uma referencia a como aquele individuo vê seu futuro e passado. O individuo não vê somente sua situação presente, tem certas expectativas, desejos, medos, devaneios em relação ao seu futuro. Sua maneira de ver seu próprio passado e o resto do mundo físico e social é freqüentemente errada, mas apesar disso constitui no seu espaço de vida, o “nível da realidade” do passado; existente também um papel no fenômeno de culpa.

Lewin propõe a seguinte equação, para explicar o comportamento humano:

C = f (P.M)

Onde o comportamento (c) é função (f) ou o resultado da interação entre a pessoa (p) e o meio ambiente (M) que a rodeia.

CAPÍTULO II – PRINCIPAIS NOÇÕES DA TEORIA DE CAMPO PARA A PSICOLOGIA SOCIAL

Psicologia Topológica (Estrutura da Personalidade)

Lewin acreditava no valor da linguagem matemática na comunicação de dados qualitativos, além de sua utilidade na quantificação.

A geometria topológica, onde a posição relativa das entidades representadas é a tônica fundamental, forneceu a Lewin o instrumento de que ele necessitava para representar a estrutura da personalidade.

Espaço Vital (Life Space)

A pessoa (P) e seu ambiente psicológico (A) tal como existe para ela, constitui o que Lewin denominou de Espaço Vital.

A parte exterior à linha demarcatória é chamada por Lewin de “Foreign-Hull” e consiste em tudo aquilo que pode influenciar materialmente o ambiente psicológico constituindo a chamada ecologia psicológica.

Ecologia Psicológica

“Qualquer tipo de vida de grupo ocorre em condições com certas limitações do que é e do que não poderiam acontecer. Os fatores não psicológicos de clima, de comunicação, de lei do lugar ou organização são uma parte freqüente dessas ‘Limitações externas’. A primeira análise do campo é feita do ponto de vista da ‘ecologia social’: O psicólogo estuda dados ‘não psicológicos’ para verificar o que esses dados significam na determinação das condições limítrofes da vida do indivíduo ou grupo. Somente depois que esses dados são conhecidos pode o estudo psicológico propriamente dito começar a investigar os fatos que determinam as ações do grupo ou indivíduo naquelas situações que se mostraram significativas.”

Hodologia (Dinamismo da Personalidade)

As regiões do ambiente possuem diferentes valências, ou sejam, diferentes graus de atratividade; a pessoa possui necessidades (Needs) que, em conjunção com as regiões do ambiente, são responsáveis pelos comportamentos ou modificações no espaço vital. A pessoa passa de um estado a outro através da locomoção de uma região a outra. Esta locomoção pode ser mais ou menos fácil de ser efetuada, conforme existam ou não barreiras que se interponham no caminho (path) a ser seguido para a locomoção se consuma.

Princípio da contemporaneidade

Para Lewin apenas os fatos presentes podem ser responsáveis pelo comportamento. A existência de fatos passados que são evocados pela pessoa não tem papel no comportamento presente. O passado e o futuro, quando considerados pelo indivíduo, afetam seu comportamento mas, por serem considerados no presente, passam a ser presentes psicologicamente. Como bem diz Heider (1958) com as idéias Lewinianas; Se uma pessoa acredita que as linhas da palma da sua mão são capazes de predizer o seu futuro, tal crença é psicologicamente real, independentemente de sua validade externa.

CAPÍTULO III – CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE LEWIN PARA A PSICOLOGIA SOCIAL

Action research

Lewin salientava a necessidade da pesquisa básica e da existência de amparo teórico na atividade científica, ao mesmo tempo em que ressaltava a necessidade de aplicação prática dos ensinamentos tirados da teoria. (Seguindo as idéias de praticidade do positivismo)

Mudança de Atitude

Os estudos de Lewin durante a Segunda Guerra Mundial sobre a mudança de atitude para entender as necessidades prementes da situação de emergência criada pela guerra, como por exemplo, persuadir as pessoas a aceitarem comer carne de cavalo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com