TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kurt Lewin

Trabalho Escolar: Kurt Lewin. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2013  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese sobre: “A contribuição do Behaviorismo para o ensino e a educação”

O termo behaviorismo foi criado pelo americano John b.Watson, em um artigo em 1913 que apresentava o titulo “Psicologia como os behavioristas a veem” pode utilizar outros nomes como comportamentismo, teoria comportamental ou análise experimental do comportamento. Watson acreditava que o comportamento era o objeto da psicologia. O Behaviorismo estuda o comportamento na relação com o ambiente eles acreditam que quase todos os comportamentos característicos do ser humano são apreendidos. Eles atribuem um poder ao ambiente no desenvolvimento humano, considerando-se que o homem é um ser que desenvolve suas características em funções das condições presentes no meio em que está inserido, acreditando-se que manipulando os elementos presentes no ambiente (estímulos) pode-se controlar o comportamento, por tanto o homem é o produto do meio.

De acordo com Skinner a aprendizagem é a aquisição de novos comportamentos, ocorre que aprendizagem é considerada como uma forma de condicionamento, resultado de associação de estimulo e resposta que podem ser reforçadas ou extintas a fim de obter comportamentos desejados oferecendo estímulos reforçadores sobre os alunos que recebem passivamente o conhecimento do professor.

No behaviorismo, os comportamentos são alcançados pelo reforço através de um estimulo do comportamento desejado, neste caso no ensino o papel do professor é criar ou modificar comportamentos para que o aluno faça o desejado. Os princípios behavioristas principalmente as teorias de Skinner podem ser associadas às técnicas de ensino que permitem concretiza-los na sala um exemplo temos as atividades repetitivas e que exigem memorização de conteúdo .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com