TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEI DE OHM

Dissertações: LEI DE OHM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

Determinar a resistência dos resistores e a tensão, corrente e resistência da pilha através do aparelho de medição multímetro

Contexto Histórico

Na década de 1920, quando os receptores de rádio e aparelhos valvulados se tornaram mais comuns, ocorreu a invenção dos primeiros tipos de multímetros, os galvanômetros.

Os galvanômetros funcionam como um aparelho medidor de corrente elétrica, cuja agulha sofre uma deflexão (desvio) proporcional à corrente que flui por sua bobina. Uma mola tende a manter a agulha em uma posição original, a qual é alterada pela interação entre o campo magnético de ímãs permanentes e da bobina energizada.

Leo de Ohm

Objetivo: Verificar experimentalmente a lei de Ohm através do uso de um circuito composto de uma fonte de tensão regulável (DC) que permite estabelecer d.d.p. de 0,00V a 10,00 V entre as extremidades de um resistor e de uma lâmpada, podendo-se observar, dessa forma, a intensidade da corrente elétrica dos mesmos, indicadas pelo amperímetro. Os resultados obtidos permitem a construção de gráfico para verificação da lei de Ohm (V=R*I).

Contexto Histórico

George Simon Ohm, físico e matemático alemão que viveu entre os anos de 1789 e 1854 realizou experiências com fios condutores de diferentes espessuras e comprimentos e verificou que a resistência elétrica dos condutores era proporcional à área da secção transversal do fio e inversamente proporcional ao seu comprimento. Além disso, em suas experiências também verificou que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à variação da diferença de potencial (ddp). Foi a partir dessas suas observações que definiu-se o conceito de resistência elétrica.

Simon realizou inúmeras experiências com diversos tipos de condutores, aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens. Contudo, percebeu que nos metais, principalmente, a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha sempre constante. Dessa forma, elaborou uma relação matemática que diz que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente escrita por:

V = R.i

Onde:

V: é a diferença de potencial, cuja unidade é o Volts (V);

I: é a corrente elétrica, cuja unidade é o Àmpere (A);

R: é a resistência elétrica, cuja unidade é o Ohm (Ω).

Em 1827 ele apresentou a lei sobre a resistência dos condutores, que anos mais tarde ficou conhecida como Lei de Ohm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com