TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LENDO E REFLETINDO ACONTECIMENTOS ATUAIS

Casos: LENDO E REFLETINDO ACONTECIMENTOS ATUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Assuntos delicados que estão em nossa sociedade.

Abordando assuntos complicados porém que estão em nossa sociedade, como a prostituição infantil, drogas e a redução da maioridade penal.

Prostituição infantil e de adolescentes é um crime grave que trazem danos que perduram por toda uma vida, mas a analise de tal fato traz a tona uma cerca de problemas, sociais e econômicos.

Como é mostrado por estudiosos as principais causas da prostituição, a pobreza, fatores psicológicos (problemas afetivos e traumas), abuso sexual infantil, o crime organizado, o comércio de drogas e o turismo sexual, no próprio Brasil as regiões das quais mostram o maior índice de prostituição infantil são aqueles que possuem as maiores taxas de desemprego e subemprego.

Ainda temos o fato de falta de leis específicas para este tipo de crime além de fazer parte de uma indústria milionária que reúne proprietários de hotéis, casas noturnas, agentes de turismo, traficantes, pornografia, entre outros.

Além disso, temos as drogas como um assunto que está no nosso cotidiano, uma este é um mal que cresce a passos largos sem que alguém consiga apresentar uma solução definitiva. A repressão policial tem sido utilizada e pouco tem resolvido aos pais e educadores cabem a importante tarefa de conscientizar os jovens dos perigos das drogas. Mostrar a eles que o consumo desta está sempre associado à decadência, a acidentes de automóveis, brigas, assassinatos, miséria.

Outro assunto que se mostra muito delicado é a redução da maioridade penal no Brasil é um assunto muito atual, falando nisso existe duas vertentes com fundamentos muito forte para ambos os lado.

Os favoráveis a redução trazem consigo argumentos muito fortes, como com a redução da maioridade penal o sentimento de impunidade será mitigado, o crescimento de crimes cometidos por menores subiu 28% nos últimos quatro anos, uma vez que são recrutados pelas quadrilhas por receberem uma pena mais branda, pelo mesmo motivo assumem responsabilidades por delitos de maiores de idade, temos também o fato das instituições de menores não reeducar, mas simplesmente serem conhecidas como “escolas de bandidos”.

Na contramão dessa opinião temos os contrários que dizem que os menores também são vitimas, vitima de uma sociedade desigual e injusta, da tolerância ao desvio de verbas destinadas à saúde física e mental das crianças, da ausência de tratamento adequado às drogas, a falta de estratégia adequada de combate à evasão escola, que não existe relação direta entre a redução da maioridade e da criminalidade.

Todos os assuntos se resumem a necessidade de não tentar consertar o problema, mas sim seu causador, não se limitando a politicas assistencialistas e sim á uma forte geração empregos e um forte investimento na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com