TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LESÕES FECHADAS NA CABEÇA E NA COLUNA

Por:   •  28/1/2016  •  Artigo  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

Lesões fechadas na cabeça e na coluna

O livro Primeiros Socorros no esporte ressalta a ideia que uma lesão fechada na cabeça é aquela que afeta o tecido cerebral ou o crânio, existindo quatro tipos delas, concussão, contusão, hemorragia e hematoma e por fim fratura. As causas mais comuns dessas lesões é um golpe direto ou um movimento forte e brusco.

A autora Flagel explica alguns procedimentos para verificar e serem realizados a atletas inconscientes com lesões fechadas a cabeça. O primeiro deles é identificar alguns sinais do problema em si, como: ausência de respostas e estímulos, respiração e ou pulsação irregular, hemorragia, saliência, convulsões e anormalidade das pupila. Os primeiros socorros são imediatamente entrar em contato com a equipe de resgate, imobilizar cabeça e o pescoço do atleta e auxiliar a equipe de acordo com a necessidade.  A prevenção  para esse tipo de problema consiste em não permetir os jogadores utilizarem a cabeça como ponto de ataque, verificar condição do equipamento e se estão ajustados corretamente, em alguns casos exigir protetores bucais, proíbir mergulhos em águas rasas.

Nas situações onde o atleta sofreu uma lesão na cabeça e está consciente não podemos descartar a concussão. Que é uma batida ou golpe repentino na cabeça e devemos analisar os sinais e sintomas para identificar o nível do problema, leve até grave. Sintomas leves como tontura, leve zumbido nos ouvidos e uma leve dor de cabeça. No nível moderado pode apresentar os mesmos sintomas do leve mas com uma dor de cabeça, náusesas e sensação de confusão. Já nos casos graves, inconsciêcia, respiração e pulsação irregular, hemorragia, convulsões, deformidade no local do golpe, perda de equilíbrio  entre outros. Os primeiros socorros para os sintoma leve consiste em retirar o atleta da atividade o protegendo de novas lesões, monitorar se há possiveis novos sintomas caso haja acionar a equipe de resgate, e notificar os pais do problema apresentando uma lista dos sintomas e instruindo-os a procurar um médico. No caso dos sintomas graves e moderados são os mesmos procedimentos de um atleta inconsciente.

Nas lesões presentes na coluna precisamos compreender que devido as conexões funcionais e estruturais, uma lesão na cabeça pode causar danos à coluna vertebral. Qualquer lesão na região da colna pode causas danos à medula espinal, dependendo do problema pode levar à paralisia. As lesões mais comum na coluna são entorses, contusões, distensões e fraturas. As maneiras que a coluna vertebral pode se lesionar pode ser considerado um golpe direto, compreesão, torção ou rotação da coluna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com